SINELTEPAR

Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




BNDES prioriza financiamento para projetos de energia solar

Antenado com a demanda, CEPS/SINELTEPAR está com matrículas abertas para os cursos de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

clique para ampliarclique para ampliarCursos são realizados nas dependências do SINELTEPAR (Foto: Divulgação)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu priorizar o financiamento de projetos voltados para fontes renováveis no setor de energia elétrica. Esta é uma estratégia do banco para o segmento, em cooperação com o Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica. O objetivo, de acordo com o BNDES, é contribuir para a ampliação de fontes de energias alternativas na matriz elétrica brasileira e direcionar investimentos em TJLP para projetos com alto retorno social e ambiental.

O banco aumentou sua participação no financiamento a energia solar (de até 70% para até 80% em TJLP), manteve em até 80% sua participação em projetos de eficiência energética e definiu o mesmo nível de participação para projetos de iluminação pública eficiente. Não haverá apoio a investimentos em termelétricas a carvão e óleo combustível. O BNDES também manteve elevada sua participação (em até 70% em TJLP) nas demais energias alternativas: eólica, PCHs, biomassa e cogeração.

Mais detalhes podem ser conferidos aqui. O jornal Gazeta do Povo publicou uma matéria em janeiro deste ano repercutindo a medida. Clique aqui para abrir a reportagem.

O SINELTEPAR percebeu a demanda do setor para capacitação na projetos de sistemas fotovoltaicos. Em 2016, o CEPS/SINELTEPAR realizou as primeiras iniciativas nesta área e dará seguimento aos treinamentos.

Já estão abertas as matrículas para o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos, que será ofertado em parceria com o Senai no período de 09 a 11 de março, das 8h às 17h.

Com objetivo de capacitar os interessados para interpretação e realização de projetos de sistemas fotovoltaicos, o curso abordará questões relacionadas à introdução aos sistemas fotovoltaicos, resolução ANEEL nº 482/12 e 687/15, sistemas conectados à rede On Grid, sistemas isolados Off Grid, dimensionamento e exercícios de sistemas conectados, uso de software, noções sobre linhas de financiamento, vantagens e desvantagens de sistemas fotovoltaicos e montagem prática.

Para inscrever-se é necessário ter ensino médio completo e noções de eletricidade. Para mais informações, clique aqui ou ligue para (41) 3075-0960.

clique para ampliarclique para ampliarEstrutura montada para treinamento (Foto: Divulgação)

O CEPS/SINELTEPAR também está com as matrículas abertas para o curso na área, o de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. Tendo em vista a crescente demanda por instaladores de sistemas fotovoltaicos, que atuem em condições seguras, será ofertado o treinamento prático de instalação de acordo com a NR-35 aplicada a situação de trabalho em telhados.

O curso será realizado em parceria com o Senai, com carga horária de 16 horas aula, no período de 23 a 25 de março. As aulas serão realizadas na quinta e sexta-feira das 19h às 22h30 e no sábado das 08h às 16h. Para realizar a inscrição é necessário ter 18 anos completos e curso de NR-10.

De acordo com o CEPS/SINELTEPAR, o curso contemplará a instalação a introdução aos sistemas fotovoltaicos, noções de projetos, NR35 - trabalho em altura, serviços em telhados, responsabilidades, equipamentos de proteção individual e coletiva, metodologia de trabalho, emergências e salvamento, planejamento e organização, instalação de placas fotovoltaicas em telhados e lajes na prática, instalação de equipamentos, string box, inversor de tensão, interligação elétrica entre os equipamentos.

Para mais informações e matrículas, clique aqui ou ligue para (41) 3075-0960.

Com informações do BNDES

Eficiência energética tem impacto positivo na competitividadeCopel vai disputar leilão para linhas de transmissão entre Paraná e Santa Catarina