SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresas precisam de adaptar ao eSocial

Empresários devem buscar informações e não deixar adequação para última hora

clique para ampliarclique para ampliarEmpresários precisam se preparar para mudanças (Foto: Alterdata)

O eSocial é uma nova obrigatoriedade para todas empresas e empregadores, independentemente de porte ou número de empregados. O sistema vai exigir informações detalhadas dos trabalhadores (empregados, terceiros e estagiários), informações fiscais (notas fiscais de prestação de serviços com retenção de INSS e cooperativas de trabalho), previdenciárias e de medicina e segurança do trabalho, além dados sobre processos judiciais de natureza previdenciária.

De acordo com o cronograma oficial do governo federal, o empregador com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014 terá que a partir de setembro deste ano repassar informações da folha. A partir de janeiro de 2017, será necessário informar sobre os ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho e monitoramento da saúde do trabalhador.

Quanto às demais atividades ou faixas de faturamento, a partir de janeiro de 2017 será obrigatório o repasse de informações da folha ao governo e depois de julho de 2017 as demais informações previstas no sistema.

O principal desafio é realizar a gestão e envio diário dos dados completos dos trabalhadores admitidos antes do início ao trabalho. Serão exigidas também informações minuciosas do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e todas as demais referências de medicina e segurança do trabalho.

Desde o ano passado, o coordenador do Comitê de Política e Relações do Trabalho do Sinduscon/Paraná-Oeste, Marco Antônio Guilherme, vem alertando os empresários para que se enquadrem ao eSocial. Para ele, a implantação desse sistema não vai ser fácil e não é nada simples. “As empresas e os escritórios de contabilidade terão dificuldades e o que nós estamos recomendando é que os empresários não deixem para última hora”, salienta.

Semana da Indústria vai homenagear empresários paranaensesPreparativos finais do Enic 2016 são discutidos em Foz do Iguaçu