SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Dia Nacional da Construção Social reúne mais de duas mil pessoas em Cascavel

Sinduscon/Paraná-Oeste ofereceu diversas atividades para os trabalhadores do setor e suas famílias

clique para ampliarclique para ampliarAbertura do Dia Nacional da Construção Social reuniu parceiros e organizadores para dar boas-vindas aos trabalhadores (Foto: Divulgação)

Não poderia ser diferente depois de tanta dedicação na organização. O Dia Nacional da Construção Social, realizado pelo Sinduscon/Paraná-Oeste, mais uma vez foi sucesso. Mais de duas mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções e Eventos de Cascavel no dia 22 de agosto, quanto o evento foi realizado também em outras 33 cidades brasileiras.

A ação contou com diversas atividades voltadas para a família. Teve sorteio de mais de 200 brindes, além de brincadeiras para as crianças, como pintura, cama elástica e escorregador. As mulheres puderam aprender truques de maquiagem e cuidar das unhas. Corte de cabelo também foi um serviço oferecido aos participantes.

Apesar da diversão, era momento também de refletir sobre a saúde. Por isto, havia um estande para fazer o agendamento de mamografia e orientar os participantes sobre câncer de mama e de pele.

Para mostrar às crianças a importância de incentivar os pais a realizarem exames de rotina visando a prevenção de doenças, um teatro de fantoche foi realizado para tratar sobre o tema. A criançada também pôde brincar e aprender sobre os equipamentos de segurança utilizados nas obras por meio de uma unidade móvel, que é utilizada para o treinamento dos trabalhadores.

Maicon Dias, trabalhador do setor, e sua esposa Liliane Caetano elogiaram o evento e toda a estrutura que tiveram à sua disposição. "Durante a semana é tão corrido e não temos tempo de brincar com as crianças e nem de ir ao médico. Aqui nós podemos fazer as duas coisas", afirmou Liliane. Quem concorda com o casal e ainda destaca a evolução do evento é Silma dos Santos, também esposa de um trabalhador da construção civil. "Já é a terceira vez que eu participo e acho muito bom. Eu e meu marido já fizemos vários exames enquanto nossa filha brincava", contou.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson Vasconcelos, apresentou números relevantes sobre a construção civil. De acordo com ele, nos últimos 10 anos, o setor gerou 82% dos novos empregos da região. "A responsabilidade que o nosso sindicato patronal e o sindicato laboral têm para manter o setor é muito grande. Em um dia como hoje, esperamos que todos entendam que estamos do mesmo lado. Empresários e colaboradores são igualmente importantes. Os impostos não aumentam só para os empresários, as dificuldades vêm para todos. Portanto, temos que nos unir para passar por este momento de dificuldade. A parceria entre Sinduscon/Paraná-Oeste e Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região) tem feito a diferença nesta luta pelos direitos de todos".

O presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, destacou a importância do jovem, para quem o tema deste ano foi dedicado: "Jovem, quer mudar o mundo? Mãos à obra!". Segundo Americano, o setor precisa desta geração para continuar crescendo. "A construção civil alavanca a economia do país e o jovem é essencial para dar continuidade a isto", avaliou.

Hugo Céron, gerente regional do Sesi/Senai/IEL, elogiou a organização do evento e também deu destaque à importância da parceria entre as instituições para melhorar a situação da indústria. "Embora passemos por um momento crítico, não podemos deixar morrer a esperança e a vontade de lutar. A parceria entre Sesi/Senai/IEL e sindicatos fortalece a indústria brasileira e nos dá mais força para continuar lutando", finalizou.

Análise e aprovação on-line de projetos é debatida pelo Comitê de DesburocratizaçãoPor uma Fiep unida e mais forte