Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
O auditores do Prêmio Sinduscon Construtoras e do Prêmio Sinduscon Fornecedores já concluíram a primeira avaliação nas obras inscritas nesta edição da premiação. As auditorias são realizadas através de uma equipe composta por profissionais do SindusconNOR-PR, SeconciNOR-PR, Sesi Senai e Sebrae. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR) também participa do processo na etapa destinada à avaliação dos fornecedores.
De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Diogo Nery, o Prêmio Sinduscon tem 18 empresas participantes, distribuídas nas categorias de Obras Civis Incorporadas, Obras Civis Executadas para Terceiros e Obras Civis Públicas. Em cada uma destas categorias serão executadas três avaliações. Duas serão feitas no canteiro de obra inscrito por cada empresa participante e uma no escritório sede.
Cinco temas serão enfatizados nas auditorias - Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. "Até o momento, concluímos a primeira avaliação realizada nas obras inscritas. A programação consiste em realizar no final do mês de agosto e início de setembro a avaliação nos escritórios, para na sequência e em período a ser definido a terceira e última avaliação do ano, novamente nos canteiros de obra das empresas", explica.
Conforme Nery, todo o processo de avaliação do prêmio, que vem se consolidando desde a primeira edição, realizada em 2010, é de grande importância para o setor. "O processo vem contribuindo na melhoria contínua das empresas, a partir do compromisso destas no atendimento às normas, leis, boas práticas e processos voltados à excelência na gestão e execução de obras na construção civil", pontua.
Neste ano, todo o processo de avaliação vem sendo realizado por meio de um sistema informatizado. Por enquanto, os auditores já puderam verificar um intuito cada vez maior das empresas no atendimento das normas em vigência. "Outro ponto que se destaca é o foco das empresas em racionalizar recursos e processos, em busca de uma maior produtividade e qualidade nas obras, sem se desvincular da gestão ambiental e segurança nos canteiros, buscando resultados e benefícios práticos", salienta o engenheiro.
Os vencedores do Prêmio Sinduscon serão conhecidos no dia 25 de novembro de 2016.