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A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) apresentou um Plano Estratégico para o setor para os próximos dez anos. A projeção foi apresentada durante a 65ª Convenção Nacional da Abip, em Natal (RN), que reuniu industriais de todo o país no final de maio. Para apresentar o planejamento, foi realizada uma pesquisa sobre os desafios do setor.
Entre os destaques do documento estão as variedades de padarias, como as gourmet e as padarias com espaço entre 100 e 300 metros quadrados de loja, que podem ofertar produtos de conveniência, com foco em food-service, comida a quilo ou mesmo prato do dia, além de um amplo mix de pães.
Outro modelo apresentado seria o de loja com menos de 100 metros quadrados. Em função do alto custo de mão de obra e tributação brasileira, a grande mudança virá através deste modelo de padaria, sem produção de pães e todo seu mix de produtos virá das fábricas de congelados.
Por último foi apresentado o modelo das boulangeries ou boutiques de pão, que produzirão pães especiais com fermentação natural e um alto valor agregado, voltado para público diferenciado e especialmente exigente.
O estudo também prevê que a fabricação do pão francês nas padarias pequenas deverá permanecer até a tecnologia do frio dar uma resposta melhor em termos de qualidade. Além desse estudo sobre os modelos futuros de padarias, o encontro também apontou tendências da panificação para os próximos 20 anos.