SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Presidente do Sindmadeira Oeste avalia 2015 como um ano de renovação

Para 2016, João Alberto Soares de Andrade espera mais união dos empresários

Em meio às dificuldades que a crise econômica e política do país trouxe para a indústria, o presidente do Sindmadeira Oeste, João Alberto Soares de Andrade, viu uma oportunidade de mudar e evoluir.

"O ano de 2015 foi muito difícil para indústria, porém, essa dificuldade trouxe uma renovação na maneira de pensar dos empresários. As dificuldades fizeram com que o setor encolhesse, mas as empresas de forma consciente buscaram melhorias de produtividade e readequação de custos para enfrentar a crise", afirma.

O presidente destaca ainda que os empresários tiveram muitas oportunidades de conhecer novas formas de inovar através dos grandes eventos que aconteceram neste ano. Entre eles, está o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado em Brasília no mês de novembro, que debateu temas relevantes para enfrentar este momento de dificuldade, principalmente para o setor de madeira e móveis.

"Estiveram presentes todos os presidentes da base florestal nacional, então pudemos fazer um alinhamento de objetivos e ações, além é claro uma grande troca de conhecimento", ressalta. Andrade relembra ainda o discurso do último palestrante do ENAI, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que afirmou que "a oportunidade de sair da crise está nas mãos dos empresários e empreendedores".

Diante deste conselho, Andrade espera mais união entre os empresários no ano de 2016 para que esta crise seja superada. "Para o futuro é importante que os empresários participem mais da vida sindical. Desta forma, as conquistas tornam-se mais fáceis. Voltamos ao velho e sempre atualizado dito popular: a união faz a força. Em 2016, temos demandas importantes, como a questão da NR-12, Logística Reversa e também da tributação excessiva. Por estes e outros motivos, a participação de todos, além de importante, é a mola propulsora para conquistar e avançar nas soluções das demandas do setor", garante o presidente.

Andrade agradece àqueles que estiveram ao lado do sindicato em 2015, pois fizeram a diferença nas conquistas do setor. "Gostaria de agradecer a participação de todos os associados e parceiros em 2015 e desejar prosperidade e paz a todos no ano de 2016".

"Associar-se a um sindicato é uma necessidade", afirma empresárioContribuição Sindical é essencial para a manutenção da representatividade do setor industrial