SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Projeto de sindicatos da região oeste é contemplado em edital para melhoria da competitividade

Por meio de iniciativa da Fiep, indústrias do SINDIWEST-Oeste/PR - ao lado do Sindmadeira Oeste, Sindap, Sinduscon/Paraná-Oeste e Sindimadmov, de Francisco Beltrão - passarão por consultorias especializadas

clique para ampliarclique para ampliarPrograma deve ajudar a desenvolver a capacidade gerencial dos empresários dos setores envolvidos (Foto: Freeimages)

A Fiep contemplou o projeto inscrito em conjunto por quatro sindicatos da região oeste - entre eles o SINDIWEST-Oeste/PR - e um do sudoeste do estado no edital do Programa de Apoio à Competitividade das Indústrias do Estado do Paraná, promovido pela entidade representativa do setor industrial dentro do Programa Fiep de Melhoria da Competitividade Industrial. A iniciativa visa auxiliar as indústrias com consultorias específicas e de alto nível, proporcionando a otimização do trabalho dentro das empresas e o aumento da produtividade e competitividade.

O projeto foi elaborado em parceria pelo SINDIWEST-Oeste/PR, Sindmadeira Oeste, Sindap, Sinduscon/Paraná-Oeste e Sindimadmov (este de Francisco Beltrão). O objetivo geral é desenvolver a capacidade gerencial dos empresários dos setores de construção civil, gráfico, panificação, vestuário, madeireiro e moveleiro destas regiões para promover o aumento da competitividade e a melhoria de gestão das empresas participantes.

Para o presidente do SINDIWEST-Oeste/PR, Eugênio Rossato, o programa de competitividade é uma excelente oportunidade para crescer e enfrentar a crise. “A indústria precisa se preparar para enfrentar a crise, mas ao mesmo tempo precisa buscar evoluir e se fortalecer. Essa consultoria que o projeto oferece traz informações que nos propiciam ver o que está funcionando e o que precisa ser ajustado na nossa empresa”.

Tamires Bruno Tristão, associada ao SINDIWEST-Oeste/PR, ressalta que o projeto apresenta oportunidades para que a empresa melhore em todos os setores. "Acredita-se que todo conhecimento adquirido pode proporcionar avanços. As nossas principais expectativas com o projeto estão relacionadas ao crescimento dos departamentos, em especial atualizações, consultorias, implantação de métodos e organização", afirma.

No início de outubro, os sindicatos vão indicar à Fiep as indústrias beneficiadas com as ações do projeto. As empresas receberão consultorias em gestão financeira, gestão em produção (layout de processo produtivo) e eficiência energética. Também estão previstas outras atividades, como consultorias em gestão de pessoas, gestão comercial e comunicação empresarial.

A analista da Gerência de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Ana Paula Bertoglio, explica que, após a indicação das indústrias participantes, a equipe envolvida no trabalho dará início aos diagnósticos iniciais nas empresas. Ainda em outubro começam as consultorias. Todo o processo vai durar até um ano.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas junto ao SINDIWEST-Oeste/PR.

Cascavel ganhará unidade do Colégio Sesi Internacional em 2016Fiep entra com ações judiciais para tentar minimizar impactos do alto custo da energia elétrica