SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Indústria enfrenta dificuldade por conta da queda nas vendas e aumento no custo de produção, afirma Campagnolo

Assunto foi debatido durante reunião realizada em Cascavel para debater o panorama econômico do Paraná

clique para ampliarclique para ampliarEm encontro, Campagnolo afirma que a aproximação entre poder público e iniciativa privada é benéfica para a indústria (Foto: Agência Fiep)

A atual situação da econômica brasileira e estadual foi tema de debate em reunião realizada no dia 09 de julho, em Cascavel. Promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Comdec), o encontro contou com a participação do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. O SINDIWEST OESTE foi representado no encontro pelo presidente Eugênio Rossato.

Em meio ao debate, Campagnolo falou sobre as dificuldades que o setor industrial enfrenta com a notável queda nas vendas e aumento nos custos de produção. Além disto, destacou a necessidade de um trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, pois, com isto, será possível buscar soluções para os problemas da indústria e ainda impulsionar o desenvolvimento.

Ainda de acordo com o presidente da Fiep, o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado pelo governo federal, pode ser um importante passo para a contenção da crise. "Houve agora esse reconhecimento. Há poucos dias foram anunciadas medidas de aplicação dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para cobrir a folha de pagamento de empresas, que reduzirão a jornada de trabalho", afirmou.

Outro assunto que norteou o debate foi o efeito da crise nacional, que vem refletindo de forma negativa na indústria paranaense. Nos primeiros cinco meses de 2015, as vendas do setor caíram 8,1%. Segundo Campagnolo, Cascavel e a região oeste sentiram um impacto menor por ter uma economia baseada, principalmente, no agronegócio, que ainda segue com desempenho acima da média.

Com informações da Agência Fiep

Programa de Proteção ao Emprego pode trazer alternativas para indústrias em dificuldadesEncontro Sindical Têxtil, Vestuário e Couro teve participação SINDIWEST OESTE