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Valorização do dólar é oportuna para a indústria que deseja iniciar operações de exportação, afirma especialista

Para Sarah Saldanha, gerente de serviços de internacionalização da CNI, a valorização cambial é relevante, mas não deve ser o único fator considerado pelos industriais que desejam exportar

clique para ampliarExportações vêm movimentando ainda mais os terminais após a disparada do dólar. (Foto: AEN)

Consumir está mais caro para aqueles que desejam ou precisam de produtos importados ou ainda querem viajar para o exterior. Devido à alta do dólar, os consumidores têm mudado hábitos e dado preferência para mercadorias nacionais. Na contrapartida, a indústria brasileira tem visto surgir um novo mercado: a exportação. “Existe uma oportunidade imediata gerada pela valorização cambial”, afirma Sarah Saldanha, gerente de serviços de internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a especialista, o cenário é favorável e os industriais devem encarar o momento de forma oportuna para iniciar suas operações de exportação, porém, o fator cambial não deve ser o único a ser considerado para que este novo investimento seja levado adiante de forma segura e lucrativa para a indústria.

“Recomendamos que as empresas façam sua tarefa de casa para assegurar que estejam iniciando uma internacionalização eficaz, não focando somente na questão cambial, mas gerando o compromisso da empresa com este novo investimento. A oscilação do dólar gera um ambiente de curtíssimo prazo. Se hoje há uma valorização favorável às exportações, as empresas exportam. Se amanhã não há mais, elas deixam de exportar”, avalia.

Este sistema de exportação adotado por algumas indústrias prejudica a visão que o comprador tem do mercado brasileiro. “Deve existir um compromisso com o mercado do nosso país, que perde quando as transações são interrompidas por uma desvalorização da moeda norte-americana”, explica Sarah.

Diante deste fato, a orientação é que os empresários pesquisem e conheçam bem seus possíveis novos parceiros comerciais para que o fator cambial sirva apenas como o impulso para um investimento duradouro e vantajoso. “O primeiro passo é identificar o mercado-alvo adequado para a atividade que a empresa desenvolve e quais são as condições de exportação para este local. O segundo passo é preparar o produto, pois existem hábitos de consumo e tendências naquele país parceiro que exigem que eu adapte meus produtos para aquela realidade. O terceiro passo é cuidar com a seleção deste parceiro e cliente”, aponta a gerente.

Programas de apoio

Para auxiliar as empresas interessadas a obter as informações necessárias para iniciar a exportação, existem projetos realizados pelo CIN e pelas federações das indústrias de cada estado, incluindo a Fiep. Equipes especializadas estão à disposição para prestar assistência e ajudar as indústrias a tomarem decisões baseadas em dados concretos de mercado.

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