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O Sindivest Paraná realizou no final de agosto um encontro para reunir as microempresas associadas ao sindicato. A meta é que essas empresas tenham um espaço para a troca de experiências e que também possam se unir para atingir objetivos comuns, como a participação em eventos.
A executiva do sindicato Camila Silva de Lima explicou que a instituição pretende também ouvir as demandas específicas destas empresas e contar com ações voltadas especialmente para elas.
"Temos associados que estão começando a se desenvolver e têm uma forte identidade e um veio criativo impressionante. Mas, devido à equipe enxuta, muitas vezes não podem desenvolver algumas ações. Nossa ideia é auxiliar para que elas possam se unir e realizar projetos de interesse conjunto", comentou.
Como exemplo, a executiva cita a participação em eventos. Em alguns casos, o custo para a aquisição de espaço em exposições e feiras torna difícil a participação de uma única empresa. Entretanto, duas ou mais marcas podem se unir para atuar simultaneamente. "Marcas complementares, como uma do vestuário, uma de bolsas e outra de acessórios, podem se unir e compartilhar o espaço, fortalecendo-se conjuntamente", exemplificou.
Rodrigo Sasi, diretor criativo da Open Studio, uma das empresas que participou do encontro, apoiou a iniciativa. Ele comenta que essa conexão é importante, sobretudo para as pequenas empresas. "Acho muito legal essa conexão do sindicato conosco que somos pequenos porque essa parceria entre a indústria e os órgãos que a fomentam fazem uma grande diferença. No entanto, a gente precisa que essas ações saiam do papel e se concretizem, que sejam ações efetivas", afirmou.
Ele contou que a empresa, especializada em moda masculina, está se preparando para a exportação e vê na parceria com o sindicato a oportunidade de obter informações e capacitações. "Estamos buscando realizar projetos de exportação em 2017, e nosso principal objetivo junto ao sindicato é participar em feiras internacionais e obter informações sobre a internacionalização", revelou.
Participação do projeto conta até o momento, além da Open Studio, com as marcas Chaouiche, Novo Louvre, Rêve, Reptília, Jacu e Artha.