Avenida Cândido de Abreu, 200 - 8° andar
Centro Civico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3271-9764
Representantes da Rede de Atração de Investimentos e Exportação do Paraguai (Rediex) estiveram
reunidos nos dias 10 e 11de março na Fiep para conhecer as características dos setores produtivos do estado,
prospectar novas possibilidades de negócios e apresentar as leis de incentivo para novos investidores no país.
O Sindivest participou desses encontros, junto com o Conselho Setorial do Vestuário e outros empresários
dos setores de plástico, madeira, móveis e metalmecânico.
Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, que participou da reunião de aproximação com a Rediex, foi possível perceber que o interesse do Paraguai nas empresas paranaenses aumentou. “Existem muitas oportunidades para empresas do Paraná se instalarem ou estabelecerem parcerias de negócios com o país. O interesse dos paraguaios em investimentos paranaenses cresceu e eles estão desenvolvendo sua industrialização”, disse. Segundo Luciana, as informações obtidas durante o encontro serão levadas para conhecimento dos empresários do setor do vestuário. “Nossa expectativa é que sejam realizados negócios, se possível, ainda neste ano”, concluiu.
Segundo o diretor da Rediex, Raul Florentin, os encontros permitiram um maior conhecimento sobre o perfil econômico do Paraná e alguns dos seus principais setores produtivos. “Queremos estabelecer parcerias entre as duas partes e fazer com que o Paraguai também se torne parte da cadeia produtiva do Paraná por meio de futuras empresas que possam vir a se instalar em nosso país”, disse. Para ele, são diversos os benefícios que o Paraguai pode oferecer para as indústrias brasileiras, como a Lei 60/90, para investimentos, e o Regime de Maquila, criado para industriais exportadores do país. “Queremos uma relação de ganha-ganha, na qual os dois países possam se beneficiar de possíveis parcerias”, destacou.
A realização desses encontros dos setores produtivos foi o segundo passo após a visita da Fiep ao Paraguai. Para o gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, as conversas entre empresários e representantes de sindicatos permitem materializar com mais segurança a geração de negócios que podem alavancar a econômica industrial e contribuir mais ainda com o PIB nacional.
Ele acrescenta que o Paraguai já um grande parceiro do Brasil. “Existem diversas empresas que já se internacionalizaram a partir deste país e estão tendo resultados, melhorando seus negócios aqui dentro do Brasil. Existem oportunidades e isso deve ser aproveitado. Desta forma, nossas empresas podem melhorar suas operações industriais e seus resultados”, afirmou Tockus.