Avenida Cândido de Abreu, 200 - 8° andar
Centro Civico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3271-9764
Júlia Pitthan Apesar das dificuldades criadas pela alta do algodão e pela concorrência acirrada no mercado interno, a fabricante
de itens de cama, mesa e banho Buddemeyer, de São Bento do Sul, pretende encerrar o ano com até 6,5% de crescimento
sobre 2010. No ano passado, a companhia que mantém o foco em produtos com alto valor agregado para as classes A e B
registrou R$ 166 milhões em vendas. O desempenho representou um crescimento de 12,73% nas vendas líquidas nominais, mas ficou abaixo da expectativa
inicial, de aproximadamente R$ 175 milhões. A competição no mercado interno, que teve de absorver a produção
que deixou de ser exportada, e a pressão dos preços do algodão, que reduziu margens, contribuíram
para os números menores. Segundo Rolf Buddemeyer, vice-presidente da companhia, a expectativa é que o segundo semestre do ano ajude a incrementar
os resultados. Nos primeiros seis meses, a empresa sentiu o impacto da diminuição no ritmo de consumo no país.
Apesar do segmento de cama, mesa e banho não necessitar de crédito para a venda, o nível de endividamento
e o comprometimento da renda familiar com outros itens, como carros e tecnologia, acabam influenciando nos resultados, avalia
Buddemeyer. A estratégia foi conceder férias intercaladas para os cerca de 1,1 mil funcionários que trabalham
nas duas unidades da Buddemeyer em São Bento do Sul, cidade do Planalto Norte catarinense. Hoje, dos 61 teares, 22
estão ociosos, segundo Claus Buddemeyer, presidente da companhia. Fundada em 1951 pelo engenheiro têxtil Friederich Buddemeyer, imigrante alemão que começou o negócio
como fabricante de teares em Itajaí e, mais tarde, passou a produzir toalhas e outros artigos têxteis, a empresa
é administrada hoje pela terceira geração da família. Conhecido como seu Fritz na região,
o engenheiro deu início à empresa têxtil quando já tinha 60 anos. Ele não tinha uma grande
visão de vendas, mas era um engenheiro obstinado pela qualidade e deixou esse legado para a empresa, diz Rolf A Buddemeyer estima que detenha uma participação de 6% do mercado nacional de cama, mesa e banho. Segundo
dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), de janeiro a maio, a produção
na indústria de vestuário e confecção recuou 0,35%, enquanto o segmento têxtil apresentou
perda de 11,9% na produção. O foco nos produtos de alto valor agregado ajuda a companhia a perseguir o crescimento das vendas em 2011. Em São
Bento do Sul, a empresa mantém uma fiação para garantir a qualidade das toalhas, lençóis
e colchas fabricados. No setor de costura, é possível acompanhar o trabalho artesanal de acabamento das peças
com aplicação de detalhes como rendas e outros bordados. As toalhas e felpudos representam 65% das vendas da
empresa, apesar de no ponto de venda os conjuntos de lençóis terem um peso maior para o varejo. A empresa também
complementa o mix com mantas de lã importadas do Peru e uma linha de jogos de cama com fios extrafinos produzidos em
parceria com uma fabricante do Paraguai, em Pilar. Em 2010, a empresa investiu cerca de R$ 8 milhões para instalar seis novos teares na fábrica. Este ano, a
previsão é mais modesta - de R$ 2,5 milhões. O objetivo é garantir o funcionamento dos equipamentos
sem arriscar-se em um cenário ainda incerto. No exterior, a empresa mantém o foco no trabalho com a marca própria. Alemanha, Suíça, Rússia,
Argentina e Venezuela são os principais mercados. A preservação da marca é muito importante, assim
como manter os canais de venda lá fora, o que será importante em um momento de retomada do cenário, diz
Rolf Buddemeyer. As exportações representam 8% do faturamento. A importância da Argentina leva a companhia
a cogitar a produção no país, apesar das restrições à importação do
país vizinho. A Buddemeyer também controla a rede de lojas Casa Almeida, hoje com cinco pontos de venda em São Paulo.