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O grupo Boticário anunciou, no dia 22 de agosto, a compra de uma participação minoritária do
grupo Scalina, dono das marcas de moda íntima feminina Scala e Trifil. Com o negócio, a fabricante de perfumaria
e cosméticos passa a atuar também na indústria do vestuário e coloca em prática a intenção
de se consolidar como uma marca do setor de beleza e moda. O valor do negócio e a participação adquirida
não foram revelados. A aquisição deve ser concluída até final de setembro. A Scalina informa ter faturado R$ 400 milhões em 2009, e é considerada a maior fabricante brasileira de lingerie
e meias-calças, com participação de cerca de 10% no mercado. A operação com o Boticário
foi realizada um ano depois de a Scalina se associar ao fundo norte-americano de private equity Carlyle. Com US$ 153 bilhões
em ativos sob sua gestão, o fundo vem adquirindo participações em empresas brasileiras. No ano passado,
assumiu o controle da CVC, a maior operadora de turismo do País, e levou, ainda, uma fatia da operadora de saúde
Qualicorp. Em comunicado, o presidente do grupo Boticário, Artur Grynbaum, enfatizou que a operação é
o primeiro passo do grupo no segmento de moda. "A participação acionária contribui para a estratégia
de diversificação dos negócios do grupo, que tem como objetivo ser reconhecido pela atuação
nos setores de beleza e moda. Compartilharemos com o grupo Scalina a nossa experiência na operação
de varejo e franchising", disse Grynbaum. Como parte da estratégia de diversificação, o grupo Boticário
lançou em fevereiro a marca de perfumaria e cosméticos Eudora, que atua principalmente por meio da venda direta. Com uma rede de mais de 3 mil unidades, a marca O Boticário vem sentindo que o mercado está cada vez mais
restrito. O número de lojas abertas cairá de 160, em 2010, para 100, este ano. Hoje, a empresa tem uma fila
de franqueados em busca da chance de abrir uma nova unidade - demanda que, segundo o mercado, pode ser direcionada à
Scalina. Daí o interesse do Carlyle em ceder parte de sua participação para um parceiro com experiência
no varejo. A Scalina tem hoje 104 franqueados. A intenção seria pelo menos triplicar esse número. Victoria's Secret brasileira - Desde o início da operação da Eudora, o próprio
Boticário admitia que uma linha de lingeries estava no radar. A linha de cosméticos de apelo mais "sexy" disputará
as vendas de porta em porta com a Avon e a Natura. A sociedade com a Scalina será a oportunidade para engordar o portfólio
da marca com um produto complementar. Ao apostar na venda de roupas íntimas de porta em porta, o grupo vai emular a
estratégia da DeMillus, linha popular que reduziu sua exposição no mercado multimarcas nos últimos
anos para apostar fortemente nas vendas diretas. Hoje, cerca de 80% das vendas da companhia são feitas por catálogo. A busca por uma estética semelhante à da Victoria´s Secret não se resume, no entanto, à
Eudora. A Hope, por exemplo, contratou Gisele Bündchen - que já foi "anjo" da marca americana - para representar
sua marca, além de ter convidado a modelo a assinar uma linha própria. A Lupo, mais conhecida pelas meias e
roupas íntimas confortáveis, também faz testes com uma linha de apelo sensual, feita em renda.