SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Nova regra simplifica ressarcimento tributário de ICMS para as empresas

Medida do Conselho Nacional de Política Fazendária deve simplificar o ressarcimento tributário referente às vendas interestaduais, além de poder desafogar o caixa das pequenas indústrias

Uma norma do Conselho Nacional de Política Fazendária - Confaz - (Convênio 93 de 2016) que altera os procedimentos de solicitação de ressarcimento do ICMS pela Substituição Tributária (ICMS-ST) está em vigor desde o dia 28 de setembro e deve simplificar o ressarcimento tributário.

A substituição tributária é o regime em que a responsabilidade pelo pagamento do ICMS fica a cargo de uma só empresa. Esta paga o imposto em nome de todas as outras que fazem parte da cadeia produtiva. Uma das formas de compensar isso é embutir a oneração no preço do produto, por exemplo.

Antes do convênio, quando uma empresa decidia solicitar um ressarcimento de ICMS de uma venda realizada para outro estado, ela era obrigada a procurar o fornecedor original do produto (ou seja, a empresa que pagou o ICMS-ST em nome da cadeia) para conseguir a documentação que comprova o pagamento de ICMS do produto que ela quer vender.

Agora, com o convênio, esse processo mudou. A empresa vai poder conseguir esses documentos com qualquer outra companhia que faz parte da cadeia, inclusive com quem fez a venda diretamente para ela, seja esse o varejista, o atacadista ou o fabricante.

Segundo reportagem publicada pelo Diário da Indústria e Comércio, as empresas pedem por ressarcimento porque são obrigadas a uma dupla tributação. Elas pagam o imposto já embutido nos produtos adquiridos e depois são obrigadas a recolher o ICMS mais uma vez, mas agora para uma outra Unidade da Federação. Com a nova medida, esse processo deverá ser facilitado, uma vez que a documentação poderá ser agilizada.

Clique aqui para acessar o convênio na íntegra.

Com informações do Diário Comércio Indústria & Serviços

Sinditrigo obtém decisão favorável que suspende pagamentos indevidos de INSSEm plena colheita, chuvas podem comprometer qualidade do trigo, alerta Emater-RS