SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Em plena colheita, chuvas podem comprometer qualidade do trigo, alerta Emater-RS

Segundo o órgão, cerca de 70% do trigo está em fase de enchimento de grãos no estado

clique para ampliarChuvas podem prejudicar produtividade do trigo. (Foto: Sistema Faep)

A colheita do trigo nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul já atinge 5% da área. Segundo a Emater-RS, a cultura apresenta produtividades superiores a três toneladas/ha, mas muitos produtores estão preocupados com chuvas que ocorreram em meados de outubro, muitas vezes intensas e que podem comprometer a qualidade do grão.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, em alguns municípios das Missões, como Santa Rosa, Santo Cristo, Tuparendi, Três de Maio e Doutor Maurício Cardoso, já ocorreram comunicação para a obtenção do Proagro (seguro). Dada à continuidade das chuvas, é bem provável que em outros municípios aconteça o mesmo. Por enquanto, 70% do trigo estão na fase de enchimento de grãos e 15% em maturação, afirma o órgão.

Cotações

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), as cotações do trigo caíram na penúltima semana de outubro na região Sul do Brasil. Segundo pesquisadores do Cepea, moinhos vêm adquirindo apenas pequenas quantidades do cereal no mercado doméstico. Além disso, o avanço da colheita também pressiona os valores.

Entre 10 e 17 de outubro, o preço médio do trigo no Rio Grande do Sul caiu 0,82%, fechando a R$ 630,81/tonelada nessa segunda-feira, 17. No Paraná, as cotações caíram ligeiro 0,16% no mesmo período, ficando em R$ 635,28/t. 

Nova regra simplifica ressarcimento tributário de ICMS para as empresasPrograma oferece certificação para alimentos e bebidas