SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Apesar das chuvas, Paraná tem boa produtividade

Colheita está praticamente encerrada e produtividade foi considerada excelente, de acordo com a Seab

clique para ampliarProdutividade foi considerada acima do esperado para o trigo paranaense. (Foto: Divulgação)

A colheita do trigo no Paraná está praticamente encerrada. Segundo informações da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), os resultados surpreenderam positivamente com uma colheita de 3,4 milhões de toneladas de grãos de excelente qualidade. "Nem mesmo as chuvas ocorridas no último período de colheita atrapalharam a produtividade ou a qualidade do grão", avalia Hugo Godinho, responsável pela cultura no Deral

“Em algumas regiões a produtividade chegou a 4 mil kg/ha, muito bom para uma média geral que varia de 3 a 3,1 mil kg/ha”, destaca Godinho. A diferença ainda é maior se comparada com o ano passado, quando a média produtiva foi de 2,4 mil kg/ha. “O clima cooperou durante todo o período, do plantio à colheita, e embora a área plantada fosse 19% menor do que ano passado, a produção cresceu 3%”.

Mesmo com estes bons resultados, os produtores estão preocupados com a oferta mundial do grão que está maior e tem reflexo no preço de comercialização. Neste mês a saca está avaliada em R$ 35,00, bem abaixo dos custos de produção, o que desestimula o produtor a se manter na cultura. 

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a Emater informou que apesar das fortes chuvas, produtores colheram produto com alta umidade e já chegaram a 17% da área plantada. Há no estado grande variabilidade de produtividades (entre 15 a 60 sacas por hectare) e da qualidade, com produto do tipo1 (ph acima de 78 kg/hl) até produto fora de tipo (relatos de até de 68 kg/hl).

 Com informações da Seab e da IF News

Sinditrigo negocia CCT com sindicato dos trabalhadoresProjeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissão