Av. Cândido de Abreu, 200
Centro Cívico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3252-5369
Em junho, o Sesi Paraná reuniu representantes do setor privado, do governo e das Nações Unidas em Curitiba para debater como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser implementados no cotidiano de empresas. O evento contou com a participação de corporações signatárias da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Beatriz Martins Carneiro, secretária-executiva da iniciativa brasileira, afirmou que a Agenda 2030, como é conhecida a meta de aderir ao desenvolvimento sustentável, “é a espinha dorsal das empresas, tanto internamente quanto para os negócios”. “É a forma de transição para uma nova economia, com menos desigualdade e impacto ambiental. Fora que traz mais oportunidades, como novos modelos, tecnologia e inovação”, afirmou em entrevista à agência de notícias das Nações Unidas no Brasil.
Ela explicou que as companhias podem adotar cinco atitudes básicas rumo à Agenda 2030: entender o que são os ODS; definir prioridades; ver quais são os Objetivos Globais mais impactantes para o seu negócio; estabelecer metas; integrar ações e traçar uma estratégia de acompanhamento e comunicação dos avanços.
Também presente no evento, o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), Alex Mejia, lembrou que são necessários 10 trilhões de dólares para garantir o cumprimento da Agenda 2030.
“Hoje a evasão de dinheiro chega a quase 800 bilhões de dólares. Os países precisam focar em controlar os fluxos ilícitos, pois reduzindo a lavagem de dinheiro e a sonegação de impostos, os governos terão dinheiro para implementar a Agenda”, destacou. Além disso, várias ações que envolvem o ODS podem ser implementadas com pouco ou nenhum recurso, explicou Mejia.
Durante o encontro, o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, receberam a bandeira da ONU do representante do Unitar. O Sesi é uma das 714 organizações brasileiras signatárias do Pacto Global.
Com informações da agência de comunicação da ONU