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Representado pela empresária Luciana Bechara, o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário participou,
de 31 de março a 9 de abril, do Circuito Moda Nova York. Esta é uma missão de capacitação
e pesquisa em moda desenvolvida pelo Senai, em parceria com o CIN, e articulado pela Federação das Indústrias
do Estado do Ceará.
No roteiro, os participantes assistiram a três dias de aula na Parsons - The New
School of Design, escola referência para o design de moda. Durante as aulas foram abordados os temas “Como fazer
tendência de Moda”, “Moda nas Mídias Sociais - Como marcar presença” e “Merchandise
e Visual de Loja”. Na missão, também foram feitas visitas técnicas a lojas como Macy's, Zara, H&M,
Saks, Desigual, Forever 21, Abercombrie, Aeropostale e Nike.
Para a presidente do Sindivest e integrante do Conselho do Vestuário, Luciana Bechara, o ponto principal desta missão
foi como as lojas e marcas trabalham o merchandise e o visual de loja.
“Eles fazem todo um trabalho
em cima do produto para vender e parece até que pouco importa o produto e sim como, onde e quando vender. Existe uma
estratégia por trás das vitrines e corners em cada loja. Hoje, as escolas de moda investem
na parceria do designer de moda com o merchandise promoter. Eles precisam trabalhar juntos e um valorizar o
trabalho do outro para que a marca tenha sucesso”, conta Luciana.
Na opinião da presidente, por sua
criatividade, a moda brasileira pode em muitos momentos estar à frente da americana. Porém, é preciso
aprender a vender e promover esta criatividade, tal como fazem os americanos. “Infelizmente, nossas escolas de moda
só ensinam a desenvolver produto e não como vendê-lo e valorizar a marca através dele”.