SINDIREPA TOLEDO

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sistema de ar-condicionado deve ser ligado até no inverno

14 de agosto de 2011

Umidade provoca proliferação de bactérias e fungos. Revisão parte de cerca de R$ 200

Milene Rios

Para funcionar adequadamente, o ar-condicionado deve ser ligado sempre, inclusive no inverno. A umidade pode provocar proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, mau cheiro.

"O ideal é ligar o sistema pelo menos uma vez por semana, no ar quente, para secar os componentes e eliminar esses microorganismos", diz Márcio Costa Gomes, proprietário do Grupo Euro, que faz manutenção de ar-condicionado.

Se o cheiro persistir, é hora de fazer a chamada higienização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda fazer o serviço a cada três meses.

No Brasil, as oficinas especializadas oferecem três procedimentos: o dorização (uso de spray), nebulização (vaporizador de ozônio) e a limpeza mecânica.

"O primeiro é uma espécie de perfume para os ácaros. Só melhora o odor", diz o professor do curso de Manutenção Automotiva do Senai, Sérgio Eugênio da Silva. "O segundo desprende a sujeira impregnada nos componentes e, como é feito com o ar ligado, arrasta mais fungos para dentro do sistema".

Segundo o professor, a mais eficaz é a terceira opção, na qual as peças são desmontadas elavadas.

"É a única que limpa." No Grupo Euro a manutenção, que inclui a troca dos filtros, não custa menos de R$ 300. Na Super Ar, o serviço parte de R$ 200 para carros compactos e pode chegar a R$ 2 mil para veículos importados.

Proprietária da Prochaskar, Kati Lazar afirma que deixar o recircula do racionado ajuda a preservar o sistema. E que só ligar o ar-condicionado após da rapartida no motor evita sobrecarga no compressor.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Inmetro fiscalizará mercado de reposiçãoO carro do vizinho é melhor