Rua João Manoel dos Santos Ribas, 405
CEP: 84051-410 - Ponta Grossa/PR
(42) 3223-9542 / 3219-5024
sindirepapg@gmail.com
Com o propósito de apresentar a todos os participantes a rotina sobre a inspeção veicular, com ênfase na Emissão de Poluentes, o Sindirepa PG realizou seminário nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório do Sesi em Ponta Grossa.
Com o tema "Inspeção Veicular - Análise de Gases", o evento foi direcionado à população em geral, com foco nos empresários e colaboradores do setor de reparação. Participaram 80 profissionais das cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Telêmaco Borba, Castro, Carambeí, Curitiba, Prudentópolis e Blumenau.
De acordo com o presidente do Sindirepa PG, Jorge Szabli Junior, o objetivo do seminário é orientar a população sobre o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular), que tem início no próximo ano. "O seminário apresentou mais informações sobre a inspeção ambiental veicular e auxiliou as pessoas para se prepararem a cumprir as exigências do PCPV paranaense", afirma.
No primeiro dia do seminário foram realizadas palestras sobre a Resolução 418 - As Leis sobre Emissão de Poluentes - Impactos nas Oficinas mecânicas na implantação da Inspeção, com a apresentação da grade de cursos do Senai voltados para a inspeção Veicular. Segundo o presidente do sindicato, é fundamental orientar os profissionais sobre esse assunto. "Escolhemos este tema porque nós profissionais do setor precisamos conhecer a Lei, quem poderá e quem não poderá trabalhar nesta área, quais equipamentos serão necessários adquirir e em quais áreas precisaremos de treinamento", ressalta.
Já no segundo dia de evento, foi realizado uma simulação de uma Inspeção Veicular, onde o palestrante demonstrou aos participantes o que os gases poluentes são capazes de causar no motor de um veículo, além de prejudicar a saúde e o meio ambiente.
Importância- A implantação do PCPV, que tem início em 2013, acontecerá simultaneamente em todos os municípios do Estado. O assunto, que já está sendo debatido com os sindicatos de reparação desde o ano passado, visa diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente pelos automóveis. Foi formulada uma tabela que aponta os índices máximos de emissões que carros, motos, caminhões, ônibus e veículos agrícolas podem atingir.