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A partir de hoje, em São Paulo, os principais executivos da indústria automobilística nacional vão
discutir as alternativas que o setor tem para alavancar a competitividade em um cenário de concorrência cada
vez mais acirrada e entrada de novos fornecedores no mercado brasileiro. Escassez de mão de obra especializada, novas
regras para emissões, alterações na legislação de segurança veicular e inovação
estarão em pauta até amanhã durante a 19ª edição do Simea, Simpósio Internacional
de Engenharia Automotiva promovido pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). O simpósio acontece justamente no momento em que esquenta o debate sobre os ganhos e perdas embutidos no aumento
de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados ao Brasil de fora do Mercosul
e do México. Além disso, o governo quer estimular a pesquisa e desenvolvimento no Brasil, exigência que
foi incluída no decreto que não penaliza com IPI mais elevado a indústria nacional. Um dos pontos críticos do setor, em termos de competitividade, na avaliação do presidente da comissão
organizadora do Simea, João Irineu Medeiros, tange à oferta de mão de obra qualificada. "O país
e o mercado crescem, mas há dificuldade em encontrar engenheiros especializados", afirmou. No setor automotivo, estima-se
que são necessários mais 12 mil engenheiros especializados na área - hoje há 12 mil profissionais
com essa formação empregados na indústria - para que se atinja a meta de produção de 5
milhões de veículos por ano no Brasil. Maior participação do governo, via incentivos à formação de profissionais, é
apontada como uma das iniciativas que teriam efeito positivo nesse cenário. "Trabalhamos por um ano no tema do simpósio,
que tem tudo a ver com o momento", afirmou Medeiros. Outros dois temas que serão tratados no simpósio estão relacionados à evolução
da legislação que incide sobre o setor e as mudanças impostas às montadoras e fabricantes de autopeças.
É o caso da obrigatoriedade do atendimento às normas Euro 5, de emissões, a partir de janeiro do próximo
ano, e as novas regras no âmbito de segurança veicular. Inovação, investimentos e registro de patentes também terão lugar de destaque no simpósio.
"Vamos discutir ações que têm efeito no médio e longo prazo, como o portfólio de pesquisa
que poderá ser utilizado no futuro ou como o governo pode garantir que os temas relevantes ao setor sejam o centro
dessas pesquisas e qual é a vocação da indústria brasileira", resumiu Medeiros. O evento acontece
no WTC Sheraton Hotel, na capital paulista.