Rua João Manoel dos Santos Ribas, 405
CEP: 84051-410 - Ponta Grossa/PR
(42) 3223-9542 / 3219-5024
sindirepapg@gmail.com
No dia 1° de abril teve início o Programa "Recicla Sindirepa PG". O objetivo é promover o gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas associadas ao sindicato. Neste ano foram inscritas 19 oficinas mecânicas. O programa leva cerca de um ano para ser concluído e ao final deste período os empresários recebem um diagnóstico completo do trabalho realizado. A iniciativa tem parceria com o Senai e está na segunda edição.
Através de consultorias realizadas pelo Senai Ponta Grossa, são apresentadas técnicas eficientes tanto de coleta como disposição e tratamento de resíduos. As 19 empresas participantes adotarão soluções para minimizar o impacto ambiental gerado por resíduos nas oficinas. Ao final do processo é gerado um relatório que aponta como a empresa tratava o gerenciamento dos resíduos, como ela passou a tratá-lo e quais os benefícios da nova postura.
O Senai/Ponta Grossa proporciona as consultorias e realiza orientações periódicas. O programa ainda conta com convênio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI) que subsidia dois terços dos investimentos. Tudo para que ao final do "Recicla Sindirepa PR" as19 oficinas mecânicas se tornem ambientalmente corretas.
Depois da implantação dos novos procedimentos, as empresas recebem o Selo Verde que será entregue durante uma solenidade organizada pelo Sindirepa Ponta Grossa. Este certificado tem validade de um ano. "Em 2010 foram certificadas 14 oficinas mecânicas", comemora Jorge Szabli Junior presidente do Sindirepa Ponta Grossa.
Processos que serão realizados nas 19 empresas:
- Levantamento dos tipos e quantidades de resíduos
gerados;
- Avaliação das formas de acondicionamento, armazenamento e destinação final;
-
Levantamento fotográfico identificando as opções de gerenciamento;
- Planejamento detalhado com foco
na redução da geração de resíduos (manuseio, depósitos, destinação
final, procedimentos de gerenciamento, contratos sobre resíduos sólidos e mecanismos atuais de controle e avaliação
dos resíduos);
- Forma, rotas e frequência de coletas;
- Layout dos depósitos e distribuição
de recipientes;
- Elaboração de procedimentos e instruções de trabalho,
- Treinamento do
grupo de multiplicadores das oficinas (colaboradores)