Sindirepa Paranavaí

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Paranavaí

Parceria do Sindirepa Paranavaí oferece descontos para análise da água

Orgãos ambientais e a Sanepar já sinalizaram que irão intensificar a fiscalização da emissão de efluentes das empresas da reparação

clique para ampliar>clique para ampliarPrimeiras coletas já foram realizadas junto aos associados do Sindirepa Paranavaí (Foto: Divulgação)

Os órgãos ambientais e a Sanepar já informaram que devem intensificar a fiscalização dos efluentes provenientes das empresas de reparação. Caso as empresas estejam devolvendo para a natureza substâncias em desacordo com a legislação ambiental, estas podem ser autuadas e receber multas.

Para auxiliar os empresários a se prevenir deste problema e despesa com o pagamento de multas, o Sindirepa Paranavaí realizou uma parceria com o Laboratório Ambientale. Com o acordo, as empresas associadas ao sindicato podem fazer a análise dos efluentes a um valor bem abaixo do cobrado normalmente e ainda recebem a coleta de forma gratuita.

“Fomos procurados pelo sindicato e realizamos essa parceria que, além de um valor diferenciado, oferece a coleta do material por um técnico especializado e análises feitas no local com equipamentos disponíveis em um veículo especial para esse fim, o que geralmente é cobrado”, informou o diretor responsável técnico pelo laboratório, Lúcio Pupo.

Segundo ele, a análise da água efluente tem o objetivo de determinar os parâmetros físico-químicos da água para que se possa verificar se está de acordo com as exigências da legislação. “Emitimos um laudo com o perfil da água e análise desses parâmetros para que os responsáveis possam verificar se essas características se adequam ao desejado”, informou. No caso das oficinas de reparação estão sendo analisados oito parâmetros.

clique para ampliar>clique para ampliarTécnico especializado realiza a coleta e alguns testes no local (Foto: Divulgação)

“Essas informações servem, por exemplo, para o empresário saber se pode ou não despejar o efluente na rede da Sanepar ou se ela precisa de tratamento específico para não prejudicar o meio ambiente. Em casos onde já há tratamento da água, também pode ser analisada amostras para verificar se já tem condições de ser remetida à rede de esgoto”, comentou.

De acordo com a secretária-executiva do Sindicato, Idalina Alves Domingues, esta é mais uma vantagem oferecida pelo sindicato aos associados, uma vez que, além de prevenir despesas com multas e autuações, as empresas podem realizar a análise com valores bem menores do que as que não são associadas. “Estamos sempre buscando formas de auxiliar e atender o nosso associado, por isso é tão importante a participação das empresas junto ao sindicato”, comentou.

Sindirepa realiza evento em Loanda para empresas do setorDiretoria do Sindirepa Paranavaí participa das comemorações da Semana da Indústria