Sindirepa Guarapuava

Sindirepa Guarapuava retorna com força total em busca do crescimento do setor

Após período conturbado, o sindicato busca agora ampliar e fortalecer a participação do setor

clique para ampliar>clique para ampliarLauro Pletsch, presidente do Sindirepa Guarapuava (Foto: Sindirepa Guarapuava)

O Sindirepa Guarapuava foi fundado em 1985, mas sempre tinha se mantido com pouca atividade, segundo o atual presidente da instituição, Lauro Pletsch, que acompanhou boa parte dessa trajetória. Em 2013, o sindicato chegou a ter suas atividades completamente paralisadas. Entretanto, o trabalho foi retomado no início deste ano com força total.

De acordo com o novo presidente, a diretoria e vários empresários estão dispostos a unir a categoria, em prol do bem de todos. Já estão programados treinamentos, palestras, parcerias e eventos para auxiliar os empresários da região e fortalecer o setor.

Confira a seguir a entrevista com Lauro Pletsch, na qual ele comenta as principais ações e metas do sindicato para este ano.

Boletim da Indústria – Quais são as principais metas para este ano?

Lauro Pletsch – Nós estamos planejando vários eventos, entre palestras e parcerias, que possibilitem oferecer treinamentos e capacitações para os associados, como as parcerias que estão sendo negociadas com o Sebrae e outros órgãos. No mês passado, demos um grande passo, que foi a entrega do Plano de Logística Reversa em conjunto com os outros sindicatos da reparação do Paraná. Agora, cada empresa precisará desenvolver seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), para os quais também estamos buscando parcerias. Nossa grande contribuição é levar informação para as empresas, além de buscar atuar junto aos setores trabalhistas e na defesa dos interesses da categoria na elaboração de leis e junto aos órgãos públicos.

Boletim da Indústria – Como está a participação das empresas?

Pletsch – Ampliar a participação das empresas é uma das nossas prioridades. Neste início de ano tínhamos um pequeno número de associados, uma vez que, com a paralisação das nossas atividades no ano passado, tivemos muitas desistências. Agora, neste momento novo, precisamos resgatar novamente esses associados, pois apenas assim conseguiremos fortalecer o sindicato para lutar pelo setor.

Boletim da Indústria – Qual a importância das empresas participarem mais do sindicato?

Pletsch – Toda empresa deveria ser associada ao sindicato, que é o órgão que tem condições de ajudar, principalmente, fornecendo informações. É no sindicato que o empresário pode encontrar respostas e soluções para suas dúvidas. É por meio do sindicato que a categoria se fortalece para levar suas demandas para o poder público. Vale aqui realmente aquele dito popular que diz que a união faz a força. E as empresas precisam entender que o investimento feito no sindicato retorna em vários serviços, como os oferecidos pelo Sesi por exemplo. É um investimento que se transforma em economia.

Boletim da Indústria – Quais os principais desafios que serão enfrentados?

Pletsch – Temos um grande problema aqui, uma vez que estamos há quatro anos sem convenção coletiva. A categoria de trabalhadores vinha sendo representada por um sindicato de Curitiba e há diversos anos isso não tem funcionado. Eles apresentavam propostas muito longe da nossa realidade local. Isto é algo que vamos ter que buscar uma solução.

Temos também a missão de buscar um equilíbrio financeiro para o sindicato, além de ajudar as empresas a enfrentar os desafios com a falta de mão de obra.

Valorizar para não perderSindicato fecha parceria com o Sebrae Guarapuava