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Na Europa, carros com alto índice de emissões de CO2 pagam mais imposto. O futuro aponta para modelos
híbridos ou de tecnologia downsizing, de menor cilindrada. Confira alguns deles Eles não ficam fora de nenhum salão. Uns conceitos refletem mais a realidade da montadora com relação
à linha de produtos, enquanto outros são puro exercício de criatividade dos designers. Neste salão,
a maior parte dos modelos exibidos trazem a tecnologia híbrida, incluindo os veículos 100% elétricos
e os conhecidos como plug-in. Os compactos continuam em alta no mercado europeu e apontam o futuro das cidades, com motores mais eficientes e econômicos.
Mas há fabricante que não abre mão de apresentar vistosos grandalhões, mesmo que eles ganhem agora
o downsizing, motores de menor cilindrada, para que se enquadrem nas rigorosas legislações ambientais da Europa
(DG). Ford Fiat Audi Renault BMW Peugeot Land Rover Audi Toyota Volkswagen
O Evos vai inspirar os novos carros da Ford. "É a evolução do estilo
kinetic. Alguns elementos do carro apontam a direção dos nossos produtos globais, que muito interessa ao Brasil",
confirmou J Mays, vice-presidente de design do grupo, em entrevista ao Correio. Com 4,5m de comprimento, o cupê está
equipado com tecnologia híbrida (os motores a gasolina e o elétrico ainda estão em desenvolvimento),
e autonomia, segundo a Ford, para rodar até 800km.
Destaque para o Panda , compacto que traz um pouco do estilo do novo Uno. Os dois foram
desenvolvidos juntos, assumindo características de cada mercado consumidor. A tecnologia de motores pequenos está
presente com o TwinAir de dois cilindros e 65/85cv.
O A2 elétrico tem 3,80m de comprimento, motor elétrico de 113cv, capacidade
para quatro pessoas e detalhes que incluem teto de vidro e iluminação em led. Ele ainda deve passar por alguns
ajustes, para ser lançado no mercado europeu em breve.
O Frendzy elétrico é o quarto conceito da Renault que mostra a tendência
dos modelos futuros da marca, depois do DeZir, do Captur e do R-Space.
Os conceitos i3 e i8 mostram o desenvolvimento da marca alemã no universo das tecnologias
limpas: o primeiro é um modelo urbano; o segundo, um esportivo híbrido. Nos próximos salões internacionais,
eles devem aparecer na forma de modelos de série e prontos para as ruas.
O HX1 híbrido tem quase cinco metros e capacidade para seis passageiros. O motor
híbrido traz a tecnologia plug-in. A marca, cujas vendas fora do mercado europeu representam 44%, lança o híbrido
3008, com motor 2.0 de 200cv e nível de emissões menor que o do compacto 107 vendido naquele mercado. Outra
estreia mundial é o 508 RXH Edição Limitada, mas as vendas vão se concentrar na Europa: tração
integral, emissões inferiores a 109g/km, 23,8km/l e preço de 48,9 mil euros.
Confira as linhas da nova geração do jipe Defender. No DC100, a valentia
continua, mas agora com mais conforto.
O protótipo recebeu o nome de Urban, um carro leve para duas pessoas e ideal para
o trânsito das grandes cidades. O cockpit é em fibra de carbono e o motorista fica sentado mais à frente
em relação ao carona. Destaque para as rodas com aro de 21 polegadas e os dois motores elétricos.
A fórmula do conceito FT-86 II é o consumo sustentável e a esportividade.
A transmissão é automática de seis velocidades, com respostas rápidas, como um carro de corrida.
Feito em alumínio, o Nils mede três metros (1,2m de altura), pesa 460kg
e tem capacidade para uma pessoa só. O motor é elétrico de 20,4cv, com autonomia para até 65km
e velocidade máxima de 130km/h.