Av. União da Vitória, 66 Miniguaçu
85605-040 - Francisco Beltrão/PR
sindirepa@gmail.com
(46) 3520-5597
Empresários e sindicatos do setor de reparação de veículos se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, no dia 30 de maio, durante reunião do Fórum Setorial de Reparação de Veículos.
Na ocasião, foram debatidos os impasses para o desenvolvimento desta cadeia produtiva no Estado. O encontro também serviu para atualizar esse segmento sobre as demandas encaminhadas durante os primeiros fóruns setoriais, realizados em 2009. Naquele ano, foram levantados os principais entraves que prejudicam o desenvolvimento e a competitividade das diversas cadeias produtivas do Paraná e de que maneira a Fiep, o poder público e as próprias empresas, sindicatos e associações poderiam trabalhar para enfrentar estes problemas.
Durante o fórum de 2009, a principal demanda do setor de reparação de veículos em relação à Fiep foi a capacitação de mão de obra de forma customizada, além de cursos de gestão e administração empresarial para os proprietários. Estes questões levantadas pelos empresários foram prontamente atendidas pelo Sistema Fiep, principalmente por meio das ações de capacitação do Sesi e do Senai.
Hoje, o setor de reparação é o segundo em número de matrículas nos cursos profissionalizantes e técnicos disponibilizados pelo Sistema Fiep. Apenas em 2011, foram realizadas 13.033 matrículas para cursos específicos para a área de reparação veicular em todo Estado. Segundo o economista da Fiep, Marcelo Alves, destacado para acompanhar de perto esta cadeia produtiva, os cursos oferecidos "foram desenhados pelos próprios empresários de acordo com a sua necessidade". Outras iniciativas são direcionadas para capacitação dos gestores das empresas, com módulos nas áreas de gestão de pessoas, marketing, finanças etc.
Confira abaixo a videorreportagem: