Rua Xingú, 833 - s/15
85502-090 - Amadori - Pato Branco/PR
(46) 3225-1222
www.sindimetalsudoeste.com.br
sindimetalpb@terra.com.br
O Sindimetal Sudoeste firmou acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O acordo visa incentivar ações no segmento metalmecânico voltadas a potencializar a implementação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, que abrange o fornecimento de máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar, com financiamentos entre os mais acessíveis do mercado e com os prazos de pagamento mais extensos.
Desta forma, empresas do segmento metalmecânico terão incentivos, principalmente no sentido de oferecer aos produtores rurais crédito dentro do Pronaf relacionados a equipamentos e implementos para a agricultura familiar, destinados à produção ou beneficiamento agropecuário relacionados a atividades agrícola, pecuária, pesqueira e aquícola.
O termo foi assinado pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Souza, e oferece para empresas associadas ao Sindimetal Sudoeste a possibilidade de obtenção nos trâmites de credenciamento para fornecer pelo Pronaf o código de autorização do MDA.
Segundo o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, houve o acolhimento da sugestão do empresário Alcir Comin e, a partir daí, o sindicato partiu em busca da parceria, que se transformou em realidade. "Os associados têm, com esta iniciativa, vantagens reais que potencializam sua persuasão no momento de comercializarem o que produzem", detalha o presidente, evidenciando que trata-se de uma iniciativa do Governo Federal voltada a incentivar a produção nacional de máquinas e equipamentos que abastecem a agricultura familiar.
Alcir Comin, diretor da Comin Indústria Mecânica de Chopinzinho, diz que a parceria reinsere a sua empresa de equipamentos para ordenha no mercado. "Como agora consigo o código do MDA via Sindimetal Sudoeste, devo ampliar nos próximos 12 meses cerca de 40% as vendas e ampliar de oito para 18 funcionários em atividade", afirma.
A alegria de Comin tem um sentido especial. A facilidade que o produtor rural tem para adquirir os equipamentos que produz. Afinal, as linhas de crédito do Pronaf permitirão que o produtor adquira equipamentos da empresa dele, que estará cadastrada no MDA, e pague em até 10 anos com carência de três anos e juros que podem chegar, conforme o caso, a 5,5% ao ano.
Evandro Néri agradece ao ministro; ao diretor do PAC2/Mais Alimentos, Lucas Ramalho Maciel; e ao engenheiro agrônomo do MDA, Bruno Porto, pela atenção dispensada que renderam esta real vantagem para associados da entidade. "Todos saímos ganhando com a iniciativa", completa.
Marcelo Dalle Tezze – Assessor de Imprensa do Sindimetal Sudoeste