Rua Xingú, 833 - s/15
85502-090 - Amadori - Pato Branco/PR
(46) 3225-1222
www.sindimetalsudoeste.com.br
sindimetalpb@terra.com.br
Dúvidas relacionadas às questões trabalhistas e empresariais estão presentes na rotina das indústrias, independente do setor. Diante disto, depois de notar que os associados enfrentavam problemas para lidar com algumas situações que envolvem os trabalhadores e a indústria de uma forma geral, o Sindimetal Sudoeste implantou o serviço de assessoria jurídica para os associados.
Francielle Fritzen Oening é analista de recursos humanos de uma das empresas associadas ao sindicato e, de acordo com ela, a indústria precisa estar bem amparada para resolver os empecilhos do dia a dia. "Devido à grande rotatividade de funcionários que as indústrias têm e às diversas questões trabalhistas que enfrentam, é preciso estar bem informado para saber qual o jeito certo de agir em cada uma das situações", comenta.
Para ajudar a Francielle e tantas outras empresas associadas, a assessoria jurídica oferecida pelo Sindimetal Sudoeste teve início há cerca de dois anos e está sob responsabilidade do advogado Francisco Carlos Souza Júnior. "Faço uma atividade consultiva e preventiva", explica.
Ele esclarece que o objetivo da ação é municiar os associados com a maior quantidade de informação e conhecimento do atual cenário da atividade e do setor industrial, evitando futuros problemas. "Um dos trabalhos, por exemplo, é analisar a legislação ambiental trabalhista que seja pertinente à classe. Repassamos aos empresários para que eles possam atuar preventiva e especificamente nas indústrias", salientou.
O trabalho desenvolvido também tem como foco os preceitos do compliance, termo importado pelo empresariado para atender a um amplo sentido. "Compliance significa tornar uma atividade dentro da lei. Ficar à margem da lei é arriscado e o empresário pode pagar um preço muito caro no futuro. Isso não quer dizer que concordaremos com todas as leis em vigor e que não iniciaremos uma disputa judicial se discordarmos, mas a nossa ideia é despertar essa atitude preventiva para se adequar à legalidade", explica.
Francielle, que tem utilizado este serviço há aproximadamente seis meses, não tem dúvida de que seu trabalho seria mais difícil sem o amparo do Sindimetal Sudoeste. "Sempre tive minhas dúvidas sanadas de forma rápida. O advogado é muito solícito e explica o que precisamos de forma bastante clara. Ele fala sobre as várias possibilidades que temos em cada situação que enfrentamos", completa.
Para ela, o serviço de assessoria jurídica pode ajudar outras empresas. "Acho importante que outras indústrias passem a usufruir desse benefício que o Sindimetal oferece, pois serve para o benefício de todo o setor", opina.