SINDIMETAL PR

Sindimetal PR participa de encontro da rota metalmecânica

Empresários, sindicatos e representantes de instituições de ensino debatem futuro do setor e conhecem unidade de qualificação de mão de obra

clique para ampliar clique para ampliarAlcino Tigrinho participou do 8º Encontro da Articulação da Rota Metal Mecânica em Curitiba (Foto: Divulgaçõa/Fiep)

O presidente do Sindimetal PR, Alcino de Andrade Tigrinho, participou no dia 10 de julho, na unidade Sesi/Senai da CIC, do 8º Encontro da Articulação da Rota Metalmecânica, que faz parte do Projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense. O objetivo do evento foi conhecer o cenário do setor, debater as demandas e apresentar aos empresários as instalações do Sesi/Senai na Cidade Industrial de Curitiba.

O vice-presidente da Fiep, Carlos Walter Martins Pedro, e o diretor de operações do Senai, Marco Secco,  realizaram a abertura do evento, enfatizando a importância da presença dos empresários na reunião.

Para o presidente da Sindimetal PR, é necessário estar presente e se fazer ouvir para, assim, defender o ponto de vista dos associados ao sindicato. "Este é um trabalho de médio a longo prazo e estamos ajustando o rumo da metalmecânica. Por isso, é importante estar presente sempre, debatendo sobre nossas necessidades e expondo nossas ideias", afirmou  Tigrinho.

O gerente do Sesi/Senai CIC, Alaer Cardoso Junior, apresentou a potencialidade da unidade, que oferece aos empresários e aos seus colaboradores desde a iniciação profissional até o mestrado. "Começamos os nossos trabalhos neste centro de treinamento com a metalmecânica. Hoje possuímos cursos nas áreas de eletrônica, mecatrônica, biotecnologia, ambiental, entre outras. A tendência é que cresça mais e, consequentemente, tenhamos ainda mais a oferecer", explica.

A instituição não oferece apenas cursos, mas também presta serviços de consultoria em diversas áreas, além de realizar palestras sobre novas tecnologias aos colaboradores da indústria.

Investimento - O diretor de operações do Senai falou sobre os investimentos do BNDES que irão beneficiar outras unidades do Sesi e Senai. "O BNDES liberou R$ 178 milhões para realizar melhorias e a unidade de Londrina já foi beneficiada. As próximas serão as de Arapongas, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon. Esta unidade da CIC recebeu parte da verba para que fosse ampliada. A obra está em andamento e ficará pronta dentro de um mês", informou Marco Secco.

A próxima reunião para articulação da rota metalmecânica deve abordar a aproximação dos empresários com as universidades por meio do Sesi e do Senai, além de temas sobre a competitividade das empresas do setor.

Sindimetal oferece curso de CIPASindimetal PR mantém certificação ISO 9001