SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor de máquinas tem queda nas vendas, mas estima-se um 2017 melhor

Estudo mostrou que a retração nas vendas está desacelerando ao longo dos últimos meses

clique para ampliarQueda pode ter desaceleração em 2017 (Foto: reprodução youtube)

O setor de equipamentos para construção pode ter uma queda de 45,1% neste ano comparado ao ano passado. Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), as vendas em 2016 devem fechar em 14,4 mil unidades contra 26,2 mil unidades de 2015.

O estudo apontou como um dos principais fatores para este quadro negativo a instabilidade econômica, agravada desde sua desaceleração em 2014, atingindo um auge no ano passado, quando o PIB fechou em queda. Dados liberados pelo Banco Central também estimam nova retração neste ano.

Além dos equipamentos, o estudo levou em conta a movimentação comercial de gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus. A queda na comercialização dessas máquinas será maior do que a da linha amarela, com 63% em comparação com 2015. As gruas de torre obterão uma redução expressiva nas vendas, de 71,4%. Outra categoria estimada pelo estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão de retração é de 51,5% neste ano.

Essa redução, porém, pode desacelerar e conforme os prognósticos, até aumentar as vendas, principalmente nos setores automotivos.

Com informações da Sobratema

 

Bússola da Inovação 2016 tem seu prazo estendido"Apesar de ainda termos um panorama desafiador pela frente, não podemos desanimar", diz Campagnolo