SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindimetal Maringá realiza assessoria jurídica preventiva aos associados

Com visitas e orientação aos departamentos de Recursos Humanos das empresas, o sindicato pretende reduzir o "passivo trabalhista oculto" e evitar prejuízos para as empresas

clique para ampliarAções muitas vezes simples podem evitar prejuízos com passivos trabalhistas. (Foto: Reprodução)

O Sindimetal Maringá está intensificando o serviço de assessoria jurídica prestado aos seus associados com ações proativas. O sindicato tem realizado visitas aos setores de recursos humanos das indústrias, realizando análise e a orientação em relação aos “passivos trabalhistas ocultos”. Estes passivos são documentos ou ações em desacordo com a legislação que podem ser corrigidos e evitar que, em uma possível ação trabalhista, a empresa seja penalizada.

Segundo a advogada e assessora jurídica do Sindicato, Josiane Cristina da Silva, esta visita tem a finalidade de orientar o responsável pelo setor de Recursos Humanos, sanando eventuais dúvidas, e passando as informações necessárias para evitar ou reduzir os prejuízos.

"É importante ressaltar que devido a atual situação da econômica, tem aumentado de forma significativa as demissões contratuais e, somado a isso, temos o elevado índice de desemprego, e como consequência o aumento considerável de demandas trabalhistas", explicou ela.

Josiane conta que as causas mais frequentes de penalização das empresas são observadas durante a visita para que possam ser corrigidas. São inúmeros detalhes previstos na legislação e que podem passar despercebidos nas empresas. “Muitas vezes, a empresa tem a conduta correta, mas não possui o documento que comprove que realizou a ação devida. Nestes casos, não adianta apresentarmos na ação testemunhas ou outras provas, porque o juiz solicitará uma prova documental”, afirmou.

Um exemplo destes casos é o documento que comprova a entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) ao funcionário. Mesmo que a indústria tenha entregue o equipamento, pode ser condenada caso não possua o documento correto e assinado referente à essa entrega conforme determinado na legislação. “Desta forma, é de extrema importância que seja feito um trabalho preventivo junto as indústrias associadas, tendo em vista a complexidade na interpretação da Legislação Trabalhista”, complementou.

Com ações como esta, o Sindimetal Maringá tem o objetivo de estar cada vez mais próximo e firmar uma parceria contínua e duradoura com seus associados, fortalecendo o setor.

Serviço

As indústrias interessadas em receber a orientação podem entrar em contato pelo e-mail: josiane@sindimetalmaringa.com.br ou  por telefone (44) 3224-4186.

Projeto busca melhorar exportações das indústrias de Maringá e regiãoSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL