SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Como produzir mais com menos

Indústrias associadas receberam consultoria para otimizar a gestão, ampliando a produtividade e competitividade

clique para ampliarclique para ampliarAssociados contaram com apoio do sindicato para as melhorias de gestão (Foto: Divulgação)

As indústrias associadas ao Sindimetal Maringá receberam entre dezembro e janeiro uma consultoria sobre Gestão da Produção. A iniciativa é parte do Projeto de Apoio à Competitividade das Indústrias, que compõe o Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, promovido em parceria com a Fiep.

A ação foi financiada pelos recursos da Contribuição Sindical e está beneficiando 17 empresas do setor metalmecânico associadas ao Sindimetal Maringá. O projeto contempla várias etapas, que começaram em maio e abrangeram módulos como gestão financeira, planejamento estratégico, gestão de custos e formação de preços, entre outros temas.

Nesta etapa, o principal objetivo foi sensibilizar as empresas quanto à importância da redução de custos, eliminando os desperdícios e otimizando a produção, como conta o consultor Antonio Cruz, CEO da XC Consultores.

Ele explica que a consultoria envolve uma análise dos eventuais gargalos produtivos das empresas com objetivo de reorganizar a produção. A redução do desperdício não envolve apenas as matérias-primas e insumos, mas questões como o tempo gasto na execução das tarefas e logística também são contabilizados.

A consultoria é feita considerando as bases da metodologia Manufatura Enxuta (também conhecida como Sistema Toyota de Produção), que é acessível a todas as empresas. “Muitas vezes as mudanças envolvem muito mais a organização e o planejamento das ações do que investimentos”, comenta Cruz. 

Na avaliação do consultor, o resultado do trabalho foi bastante positivo. “Tivemos um retorno importante, já com empresas realizando modificações e obtendo os primeiros resultados. Considero um resultado muito positivo”, completa.

Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRECumprimento da NR-10 protege trabalhadores diretos e indiretos