SINDIMETAL LONDRINA

Microempresas são maioria no Complexo Metalmecânico

O setor ocupa o quarto lugar em agregação de valor ao produto fabricado no Estado

O Complexo Metalmecânico paranaense é composto por 84,21% de microempresas e 13,61% por pequenas. Ou seja, aproximadamente 98% de todas as indústrias que compõe o setor no Paraná possuem até 99 empregados. No total são 6.463 estabelecimentos no Estado.

O Complexo Metalmecânico detém 23,45% do número de estabelecimento da indústria de transformação do Paraná. As empresas médias e de grande porte representam um percentual muito pequeno deste montante. Indústrias com mais de 100 empregados somam pouco mais de 2% de todo o Complexo instalado no Estado.

Valor Agregado - Outro dado importante é que o setor ocupa a quarta posição da participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) no Paraná. A indústria fica atrás somente do refino de petróleo, indústria alimentícia e setor automotivo. No cenário nacional o Complexo Metalmecânico paranaense é responsável por 4,44% do indicador. Segundo a definição do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), o VTI é o valor da diferença entre o valor bruto da produção industrial e os custos das operações industriais. Este dado é relevante porque reflete quanto de valor foi adicionado ao insumo adquirido pela empresa depois de passar pelo processo de produção.

Senai oferece mais de 90 cursos diferentesGoverno estuda ICMS menor sobre aço