Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
O eSocial, um novo sistema irá agregar informações de empregadores e empregados de todas as empresas no Brasil, entrará em vigor em breve, trazendo mudanças na forma de transmitir esses dados ao governo. A nova metodologia instituiu uma série de informações obrigatórias que irão impactar as indústrias.
Para auxiliar na adequação das empresas, o Sesi vem promovendo uma série de workshops com as orientações sobre o novo sistema. Um deles ocorreu no dia 23 de outubro em Campo Mourão.
O treinamento foi totalmente gratuito e levou aos empresários informações sobre como organizar, cadastrar e transmitir suas informações ao governo federal. A iniciativa ocorre por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria entre a Fiep e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A especialista Ana Rita Machado Ferreira; o médico coordenador técnico do Sesi, Osni de Melo Martins; e o analista técnico e jurídico Marlon Tecchio Dreher, da Central de relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, promoveram a exposição e deixaram espaço para que os industriais e profissionais presentes pudessem esclarecer suas dúvidas.
Na avaliação do presidente do Sindimetal Campo Mourão, Fernando Mizote, que acompanhou o evento, o resultado foi extremamente positivo. “A capacitação conseguiu trazer informações muito claras sobre o novo sistema e contou com ampla participação do público, que conseguiu tirar dúvidas”, disse.
Mizote acredita que as mudanças promovidas pelo eSocial, embora trazendo algumas alterações à rotina e necessidade de atenção, serão positivas. “Acredito que irá beneficiar a indústria, com maior organização e necessidade de clareza nas informações. Isso trará mais agilidade para as empresas, mas também demandará maior responsabilidade pelas informações prestadas”, avalia.
Para saber mais sobre o eSocial acesse: www.esocial.gov.br.