Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
Dados da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados em março mostraram que a atividade industrial permaneceu em dificuldades no mês de fevereiro. Segundo o estudo, a evolução da produção caiu para 40,1 pontos e o emprego para 44,7 pontos. Pela metodologia, a pontuação varia de 0 a 100 pontos, sendo que números abaixo de 50 pontos mostram retração na economia.
Já os volumes de estoques na indústria estão altos, o que também não significa uma boa notícia. Outro dado preocupante é o do nível de utilização da capacidade instalada, que caiu para 66% em fevereiro, seis pontos percentuais a menos que o percentual do mesmo mês no ano passado.
Para o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a recuperação da atividade industrial depende de uma política de redução dos custos de produção e de estímulo à competitividade das empresas, para que a indústria aumente o espaço nos mercados interno e externo. Essa política, na avaliação do economista, deve incluir, entre outras medidas, o corte da burocracia, a simplificação do sistema tributário e a modernização da infraestrutura e das leis trabalhistas.
Com informações da Agência Brasil