Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged) mostrou que as indústrias de metalúrgia e mecânica fecharam juntas 56.606 postos de trabalho no primeiro semestre deste ano. De acordo com o banco de dados, no período foram contratadas 245.912 pessoas. As demissões, no entanto, foram cerca de 23% maior que este número: 302.518.
No Paraná, a variação entre contratados e demitidos é de -1.886 vagas. Na região de Campo Mourão, o dado também mostra fechamento de postos de trabalho, com variação negativa de 171 vagas, segundo os mesmos parâmetros.
Paraná
No Paraná, o estudo “Indicadores Conjunturais”, elaborado pelo Departamento Econômico da Fiep, também mostra um cenário preocupante. A queda nas vendas reais acumuladas para a metalurgia básica entre janeiro e maio, em relação ao mesmo período do ano passado, chegou a 66,79%, segundo o levantamento. Indústrias que fabricam produtos de metal, com exceção de máquinas e equipamentos, também registraram queda superior a 10% neste período.
Já o segmento de máquinas e equipamentos também teve retração, de cerca de 13% neste ano. Outro setor de bastante impacto, a fabricação e montagem de automóveis também está em queda e vendeu cerca de um quinto a menos do que no ano passado, o que motivou acordos de lay-off, no qual os trabalhadores permanecem em casa para evitar ainda mais demissões.