Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
A Biovis, indústria associada ao Sindimetal Campo Mourão, apresentou seu case de sucesso durante a sexta edição do Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae/PR no dia 17 de junho, em Maringá. A Biovis foi representada pela empreendedora Adriana Gorri.
A Biovis é fabricante de equipamentos de higiene e limpeza institucional, que utiliza como diferencial nos negócios a inovação. A empresa já participou de editais para captação de recursos de inovação e conseguiu utilizar estes recursos para desenvolver produtos inovadores. Estes investimentos na gestão e nos produtos resultou no prêmio MPE Brasil em 2015.
Adriana compartilhou suas experiências com a inovação e disse que aprendeu alguns pontos, como a necessidade de ter agilidade para colocar em prática as ideias, de que é possível sim inovar com poucos recursos e que de a inovação vai além de produtos com esta característica. “Inovar em processos internos nos traz crescimento, hoje em dia”, contou a empreendedora.
O público também interagiu com os palestrantes e a empresária por meio de um talk show, em que perguntas dos empreendedores eram respondidas, gerando troca de experiências e informações.
Seminário
O seminário promoveu o compartilhamento de experiências e conhecimentos de profissionais renomados, que trazem dicas práticas de medidas adotada em grandes corporações e que podem ser aplicadas à realidade das micro e pequenas empresas. A programação teve ainda talk-show com empreendedores locais, com a oportunidade de relatar suas experiências no mundo dos negócios.
O objetivo da sexta edição do Seminário foi mapear tendências e propor soluções que podem ajudar a diminuir o impacto da crise e fazer as micro e pequenas empresas crescerem. Sabina Deweik, consultora e pesquisadora, considerada referência mundial em pesquisa de tendências e consumo, com projetos em empresas como Havaianas, Natura, H.Stern, Samsung e Fiat, foi uma das palestrantes do Seminário.
Ela abordou as tendências emergentes aplicadas aos negócios e falou da mudança de paradigmas na sociedade. “Estamos deixando alguns paradigmas antigos para trás e vivenciando uma transição para novos. Costumo usar uma frase de frei Betto que ilustra bem a situação: diferente dos nossos avós, que viveram uma época de mudanças, estamos vivendo uma mudança de épocas”, observa.
A especialista também apresentou tendências, mostrando casos de varejo, de produtos e serviços, globais e brasileiros. “A ideia aqui é expandir ideias, inspirar as pessoas para que possam expandir os horizontes. Às vezes, pode parecer distante, mas sempre tem um caminho para trazer isso para o seu negócio” afirma Sabina Deweik.
O evento contou ainda com a palestra por videoconferência com Luiz Serafim, publicitário, professor de Gestão da Inovação e Gestão de Marketing nos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e líder de marketing na 3M do Brasil. A palestra de Serafim teve como foco a inovação, traduzida na prática para as pequenas empresas.
Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae/PR