Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, em maio, que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 4,5 pontos neste mês, na comparação com abril. O índice está em 41,3 pontos. Esta foi a maior alta da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, além de ser o maior índice nos últimos 16 meses. No entanto, o ICEI ainda está na faixa considerada “falta de confiança”, por estar abaixo dos 50 pontos.
O forte aumento em maio foi puxado pela melhora das expectativas dos industriais. Este indicador, isoladamente, cresceu 5,7 pontos na comparação com abril. O índice de expectativa sobre a economia brasileira teve elevação de 8,6 pontos e o de perspectivas sobre a empresa aumentou 4,1 pontos.
Outro dado importante da pesquisa foi o alcance de 50,3 pontos no índice de expectativas sobre a situação da empresa. Isto sinaliza, segundo a CNI, que os industriais não esperam piora dos negócios para os próximos seis meses. Este indicador não alcançava os 50 pontos desde março de 2015.
Para a CNI, o sinal de um encaminhamento do cenário político brasileiro fez com que os industriais demonstrassem um maior otimismo, o que refletiu no resultado da pesquisa. “Se o governo de Michel Temer conseguir conduzir politicamente as medidas econômicas necessárias para a solução da crise, o ICEI manterá a tendência de crescimento”, afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
Ele destaca que a melhora contínua da confiança contribuirá pra o crescimento à medida que empresários mais otimistas são mais propensos a investir. A pesquisa completa pode ser consultada clicando aqui.
Com informações do Portal da Indústria