Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o emprego industrial registrou expansão de 2,2% em todo o País. Os números se referem ao acumulado de janeiro a maio deste ano e mostram que a economia do Paraná e setores como o da metalurgia estão aquecidos. O Estado, com expansão de 4,3%, ocupa a primeira posição entre os locais onde o número de trabalhadores mais aumentou nos cinco primeiros meses de 2011. Em segundo está Minas Gerais (3,6%), Região Norte e Centro-Oeste (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%), Região Nordeste (2,8%) e São Paulo (0,6%).
Entre os setores que mais contribuíram para a expansão foram a metalurgia básica, que teve aumento de 8% (sendo o segundo que mais ajudou a incentivar o crescimento paranaense) e os produtos de metal, que somaram incremento de 6,5%. Também tiveram destaque positivo os meios de transporte (8,1%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (6,2%), máquinas e equipamentos (5,6%) e alimentos e bebidas (2,2%).
De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), "o mercado de trabalho na indústria do Paraná continua, de modo geral, aquecido". O pesquisador destaca, ainda, que a folha de pagamentos real cresceu acima da média nacional por conta das elevadas taxas de ocupação registradas no Estado.
O Paraná foi o segundo Estado com a segunda maior alta na folha de pagamento real, com 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A média nacional foi de 5,9% nas 18 regiões investigadas. Outras contribuições relevantes foram de Minas Gerais (11,8%), Região Nordeste (6,0%) e Rio de Janeiro (6,6%).