SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Fabricantes buscam repactuação de dívidas

Ação tenta permitir que o setor de máquinas e equipamentos volte a crescer no Brasil

clique para ampliarclique para ampliarEmpresas fabricantes de equipamentos e máquinas devem ter em 2016 a maior queda de faturamento dos últimos quatro anos (Foto: Reprodução)

Fabricantes de máquinas e equipamentos brasileiros iniciam em novembro uma nova rodada de discussões com membros do governo federal sobre um pedido de repactuação de dívidas. A medida tenta permitir que o setor responsável por cerca 5% do PIB da indústria do país voltar crescer.

Segundo a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as empresas fabricantes de equipamentos e máquinas devem ter em 2016 a maior queda de faturamento dos últimos quatro anos. Para 2017, a previsão é de um cenário de recuperação muito lenta.

"Ou se dá tempo ao tempo e demoraremos cinco anos para recuperar a indústria (em geral do país) ou podemos fazer um Proer para a indústria para acelerar a desalavancagem das empresas", diz o diretor de competitividade entidade, Mario Bernardini.

O representante faz referência a uma pesquisa recente da entidade junto às 7,5 mil empresas filiadas, que afirma que 50% não possuem certidão negativa de débitos e 20% estão com problemas com a Receita Federal.

O Proer foi um programa criado em meados da década de 1990 pelo governo federal para permitir o saneamento do sistema financeiro nacional após a quebra do Banco Econômico.

"As multas e os juros atuais inviabilizam as empresas. Tem que haver uma nova repactuação para que as empresas possam voltar a se tornar solventes", afirma o presidente do conselho de administração da Abimaq, João Marquesan. A expectativa da Abimaq para o faturamento em todo 2016 é de baixa de 20%. Para 2017, pode haver um crescimento de 2%.

Com informações da Agência Reuters

Modelo de Atuação Articulada entre Áreas Sindicais e de Mercado do Sistema Fiep será levado para todas as regiões do PRContração da indústria se prolonga com a adoção de medidas restritivas