Avenida Aviação, 1851 - Jardim Aeroporto
Apucarana - Paraná
Fone/Fax: (43) 3423-6622
e-mail: sindimetalapucarana@uol.com.br
A Manufatura Avançada - conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente - está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerado como a quarta revolução industrial - antecedida pela mecânica, elétrica e digital -, o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligência, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.
A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo em que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana.
No Brasil, a primeira e exclusiva demonstração de Manufatura Avançada será durante a FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece de 03 a 07 de maio, em São Paulo. O projeto, capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), envolveu mais de 20 empresas e entidades ligadas aos mais diferentes setores, como automação e controle, robótica, mecatrônica, comunicação e internet, virtualização (virtual twin/comissionamento virtual), entre outros.
A realização da Manufatura Avançada durante a feira foi viabilizada pela ABIMAQ, que agregou os muitos setores envolvidos, firmou as parcerias e buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A ABIMAQ integra o Grupo de Trabalho formado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), ABDI, BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que visa transformar a Manufatura Avançada numa política de Estado, da mesma forma que acontece nos países mais adiantados nesse tema, como Alemanha e Estados Unidos.
Fábrica inteligente
Durante os cinco dias da FEIMEC, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta lápis e um porta celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code via e-mail, que será lido a partir da tela do seu smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.
Em seguida, o “cliente” seleciona suas preferências em relação às cores e à disposição dos lápis no acessório. Ele não precisa informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte, pois o sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.
Com informações da Abimaq