SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Projeto desenvolve destilado a partir da erva-mate

Produto terá foco na exportação para os Estados Unidos e Europa

clique para ampliarProjeto está na fase final de testes de laboratórios e deve começar a ser produzido comercialmente. (Foto: Divulgação)

Um projeto de Santa Catarina está desenvolvendo uma bebida destilada a partir da erva-mate. A planta, comum no Sul do país, está tendo seus potenciais cada vez mais utilizados para o desenvolvimento de bebidas, alimentos e até cosméticos. Agora, seu valor foi percebido também para a fabricação de bebida alcoólica.

A ideia foi de Ezequiel Douglas Wilbert, formado em administração e mestrando em administração com linha de pesquisa voltada à competitividade do agronegócio. Ele possui experiência com o produto por ter trabalhado em uma empresa que industrializa a erva-mate para o chimarrão. “Como um dos fundadores da empresa teve no passado experiência com destilaria/alambique, unimos as experiências para incrementar nossos produtos”, descreveu no projeto.

O trabalho é financiado pelo programa Sinapse da Inovação, do Sebrae/SC, e conduzido pela ILEX Destilados, de Joaçaba, que está incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A bebida, cuja marca e patentes já estão em processo final, é feita artesanalmente a partir da fermentação das folhas da erva mate e está nas fases finais de análises laboratoriais para a fabricação e comercialização nacional e internacional.

Mercado

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o mercado foco do produto serão consumidores da Europa e Estados Unidos. Para garantir o acesso a esses mercados, os empreendedores buscaram fornecedor certificado com o selo Ecocert, que garante uma produção ecologicamente correta e é reconhecido nos países europeus e pelos norte-americanos.

Prazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julhoI Seminário Regional da Madeira e da Erva-Mate reúne cerca de 330 pessoas