SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Associado ao Sindimate recebe homenagem durante a Semana da Indústria

Industrial Leandro Beninho Gheno, diretor da Baldo, recebeu a medalha Mérito Industrial por sua contribuição para o desenvolvimento do setor no Paraná

clique para ampliarO empresário Leandro Beninho Gheno recebeu a medalha do Mérito Industrial. (Foto: Agência Fiep)

O industrial Leandro Beninho Gheno recebeu no último dia 16 de maio, durante a solenidade de comemoração à Semana da Indústria realizada em Irati, a medalha do Mérito Industrial. O empresário, que é diretor da Baldo, empresa associada ao Sindimate, foi reconhecido por seu esforço e dedicação ao desenvolvimento do setor no Paraná. Além dele, foram homenageados também o industrial Paulo Fernando Gubert e, em homenagem póstuma, João Ferrarini.

Na oportunidade, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou que ao reconhecer histórias de empreendedorismo e dedicação ao associativismo, a entidade mostra que o setor industrial paranaense tem muito a comemorar nesta Semana da Indústria. “Mostramos as trajetórias de cidadãos que estão dando uma grande contribuição ao Paraná e ao Brasil, apesar do momento atravessado pelo país”, afirmou.

Campagnolo também destacou a forte integração que a Semana da Indústria promove entre o setor industrial de todo o Paraná. “Chegamos ao quinto ano deste movimento, em que descentralizamos as comemorações pelo Dia Nacional da Indústria e trouxemos as celebrações também para o interior. Continuamos com a mesma integração, aproximando o Sistema Fiep de suas bases e tornando o trabalho de nossa instituição mais conhecido em todo o Estado”, disse o presidente da Fiep.

Mérito industrial

Leandro Beninho Gheno é natural de Vespasiano Corrêa (RS) e formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de 1994, passou a dedicar-se à indústria da erva-mate no Paraná.

Em 2006, assumiu a presidência do Sindimate e, desde 2008 faz parte da diretoria da Baldo S/A, indústria de erva-mate. Em 2010, o empresário foi eleito presidente da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Erva-Mate (Abimate) e é também um dos diretores da Canárias, empresa uruguaia de erva mate, que tem a Baldo como acionista. Em 2015, foi eleito presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Erva-Mate.

Ao receber a homenagem, Gheno revelou sentir-se honrado e orgulhoso, mas fez questão de compartilhar o reconhecimento com familiares e colaboradores. “Meu trabalho é consequência de uma equipe que trabalha comigo, por isso compartilho a homenagem com todas essas pessoas”, afirmou.

Além disso, o industrial comentou que ter o sucesso reconhecido no Brasil, onde a indústria enfrenta tantas dificuldades, aumenta a importância da homenagem. “Em um país em que temos muita instabilidade, a indústria está sempre procurando se modelar a essa situação. É isso que faz com que a gente sobreviva e siga em frente”, declarou.

Para o presidente do Sindimate, Ignácio Maria Carrau Supparo, o reconhecimento do industrial é extremamente importante e se refere também a todo o setor. “É uma homenagem importante para que ressalte que temos hoje indústrias de grande porte, atuando com muito profissionalismo e responsabilidade”, destacou.

Ele afirma que é a homenagem a Gheno se torna ainda mais relevante diante da realidade atual. “Ser um industrial neste momento atual da economia não é algo fácil e esse é o reconhecimento de um trabalho de excelência desenvolvido por um dos nossos industriais, é um orgulho”, concluiu.

Homenagens

Também foi homenageado com a medalha Mérito Industrial o empresário Paulo Fernando Gubert, que está à frente da Indústria de Madeira Santa Maria Ltda (Insam). Ele é engenheiro agrônomo e atua fortemente em prol do associativismo, participando de entidades representativas do setor e do sistema Fiep.

Além disto, a federação concedeu o título de Benemérito da Indústria a João Ferrarini, que atuou no ramo de recuperação e retificação de motores à diesel. De espírito empreendedor, esteve também à frente de uma concessionária de motos e, diversificando seus negócios, atuou no ramo hoteleiro e de restaurante. Foi fundador e primeiro presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava (Sindirepa). Faleceu em 1994, deixando um legado de retidão à família e à comunidade.

Sindimate apoia curso sobre a Arte do ChimarrãoInscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julho