Rua Barão do Rio Branco, 1376, piso superior
São Mateus do Sul
Telefone: (42) 3532-5908
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em fevereiro, a crise econômica atingiu os investimentos das indústrias de grande porte. Prova disto é apenas 64% destas empresas pretendem investir neste ano. Segundo os industriais, entre as principais razões para a redução no número de investimentos estão a incerteza econômica, a elevada ociosidade, a reavaliação da demanda e o custo do crédito.
Das empresas que pretendem arriscar investimentos, 67% devem trocar projetos já em andamento. Os outros 33% planejam iniciar novos empreendimentos. Estes investimentos, em sua maioria, estão voltados para projetos de inovação. Das indústrias que devem investir, 46% darão espaço a programas de melhoria ou introdução de novos processos; e 18% pretendem desenvolver produtos.
"Os investimentos em inovação são importantes para o país sair da crise porque aumentam a produtividade e modernizam as empresas", avalia o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato Fonseca.
Além desta busca por inovação, outro dado importante da pesquisa é que as empresas preveem o aumento dos investimentos destinados ao mercado externo. "A experiência de uma fraca demanda doméstica, aliada a uma expectativa ainda pessimista, estimula a indústria a procurar o mercado externo", aponta o estudo.
Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas neste link.
Com informações da CNI