Rua Barão do Rio Branco, 1376, piso superior
São Mateus do Sul
Telefone: (42) 3532-5908
Na agricultura, a utilização consciente e responsável dos fertilizantes e agrotóxicos pode ajudar a reduzir consideravelmente os riscos de contaminação química. Diante deste fato, a importância do tema é indiscutível e, por isto, o Sindimate deu início a um projeto que visa conscientizar produtores rurais e empresários das indústrias de erva-mate a darem mais atenção à quantidade de substâncias aplicadas em suas plantações, além de outros assuntos relevantes para o setor.
O programa Boas Práticas Agrícolas é uma parceria do sindicato com o Sebrae/PR e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), que disponibiliza especialistas para ministrar cursos e palestras.
O primeiro encontro dentro do projeto foi realizado no mês de agosto e contou com a participação dos produtores de erva-mate e industriais associados ao sindicato. As aulas serão realizadas uma vez por mês até o fim de 2015. Em seguida, uma nova turma de produtores e industriais será iniciada dentro do programa
Durante as aulas serão debatidos os cuidados necessários no processo de colheita e pós-colheita com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação. A adoção de procedimentos que garantem a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores e a adequação às políticas de responsabilidade social também serão assuntos em destaque.
De acordo com a diretoria do Sindimate, o palestrante explicará também todos os procedimentos necessários para evitar a contaminação do meio ambiente; a adoção de registros para o gerenciamento da produção e rastreabilidade; e o aumento da competitividade por meio do desenvolvimento da qualidade do alimento.
Por enquanto, o projeto está sob a supervisão do Sindimate, mas uma associação está sendo criada para dar sequência ao programa. Esta entidade será a responsável por todo trabalho desenvolvido com o objetivo de garantir a qualidade da erva-mate.
Ao fim deste curso e das adequações necessárias, os produtores e industriais poderão receber o Selo de Indicação Geográfica. Podem fazer parte deste projeto as empresas com plantações que ficam nos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul e São João do Triunfo, que foram selecionadas como as regiões com o mate de maior qualidade devido ao solo.
Para mais informações sobre os projetos, basta entrar em contato com o Sindimate pelo telefone (42) 3532-5908.