Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
O desempenho fraco da construção civil no momento de crise pelo qual passa o país afetou diretamente o setor de partes de madeira. As empresas deste segmento tiveram que procurar alternativas para diminuir os impactos.
A solução pensada em conjunto pelos principais fabricantes nacionais foi investir na qualidade. Por meio do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e pelo qual é possível certificar os produtos junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os empresários viram que seria possível modificar a forma como o mercado consome esse produto e voltar a crescer.
As portas certificadas se tornaram um ponto importante para este momento porque as construtoras começaram a ver os prejuízos diretos e indiretos de comprarem produtos de empresas sem a qualificação. O atual cenário está privilegiando a necessidade de certificação porque as empresas não estão tendo margem para lidar com produtos ruins.
A Abimci realizou a divulgação do PSQ-PME no final de setembro durante a XI Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes (Fesqua), que aconteceu em São Paulo. O estande do programa de qualidade contou com a participação das 17 empresas que já têm seus produtos certificados.
Na avaliação dos empresários ligados ao Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações, como a exigência por produtos certificados tende a começar a aumentar, o mercado vai melhorar nos próximos anos.Os agentes financiadores, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, já estão exigindo isso no escopo do financiamento. Dessa forma, as construtoras terão que se adaptar definitivamente.
Com informações da Abimci