Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
O alto índice de informalidade no setor moveleiro tem preocupado a indústria. Este foi um dos assuntos tratados durante a primeira reunião de 2015 da Associação Brasileira da Indústria do Imobiliário (Abimóvel), realizada em Curitiba. No encontro foi apresentado um estudo, ainda em andamento, que apresenta o crescente número da informalidade no segmento.
De acordo com Daniel Lutz, presidente da Abimóvel, a situação é preocupante. "Temos em mãos um material muito rico, que merece uma avaliação mais profunda. Precisamos pensar no que pode ser feito a respeito, sem que ninguém saia prejudicado. Não queremos a exclusão, mas a profissionalização de todos, para que o setor ganhe mais força", explica.
Além da informalidade, outros importantes temas foram tratados, como o projeto Brazilian Furniture, que foi criado em 1998 em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo do programa é capacitar empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional.
Em 2014, 48 empresas participaram do projeto, entre elas representantes dos segmentos de móveis para cozinha, salas, dormitórios, estofados, alta-decoração e escritórios. Os países-alvo trabalhados foram: Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México, Panamá e Peru.
Com informações da Agência Fiep