Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
Associados do Sindimadmov participaram da palestra “Ganhando Mercado com Design e Engenharia”, realizada na Casa da Indústria de Francisco Beltrão no dia 12 de julho. A capacitação foi ministrada por especialistas do Instituto Senai de Tecnologia de Maringá e reuniu 57 participantes. O objetivo da palestra foi apresentar como a inovação e o design podem impactar positivamente no desempenho e na lucratividade das empresas.
O tema interessa diretamente os setores moveleiro e madeireiro, além de representar uma fonte de ideias para aprimoramentos nas indústrias. Uma das saídas, por exemplo, é apostar na mudança de design em produtos que não são mais vendidos ou que não têm mais espaço no mercado, para então abrir uma nova frente de negócio.
Um dos participantes da palestra foi Mateus Augusto Comelli, do Grupo Comelli, de Chopinzinho. De acordo com o associado do Sindimadmov, a palestra foi muito produtiva. Ele foi atraído pelo tema da capacitação a partir de seu conceito sobre como o design é importante para agregar valor ao produto.
“Além do próprio tema, a palestra me interessou inicialmente por ser proferida por especialistas do Senai, que é uma referência de qualidade para a indústria, e da formação dos palestrantes. A apresentação foi muito válida e apresentou cases de sucesso, que validaram o trabalho desenvolvido por eles na metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento e nos quais houve inclusive aumento de lucratividade das empresas”, contou.
Comelli comentou que, a partir da palestra, surgiram várias ideias para aplicar em sua empresa. Além disto, ele já articulou para agosto uma visita dos especialistas do Instituto Senai de Tecnologia para implantar a mesma metodologia no seu negócio.
Segundo a secretária-executiva do Sindimadmov, Vanessa Busatto, a resposta dos participantes da palestra foi bastante positiva. Alguns associados, a exemplo do Grupo Comelli, já procuraram o Senai para aprofundar o tema e transformá-lo em inovação em suas empresas. Mais informações sobre este trabalho podem ser obtidas diretamente com o Sindimadmov.