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Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

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Inovação e segmentação são alternativas para setor moveleiro nos tempos de crise

Panorama da indústria moveleira e os próximos desafios foram apresentados pelo especialista Marcelo Prado, do IEMI, durante o 6º Congresso Moveleiro

clique para ampliarclique para ampliarAbertura do evento reuniu industriais e profissionais do setor moveleiro do Paraná e de diferentes estados brasileiros (Foto: Agência Fiep)
clique para ampliarclique para ampliarMarcelo Prado alertou os industriais sobre as alternativas de mercado durante a crise (Foto: Agência Fiep)

Os desafios e as alternativas para a indústria moveleira em meio a crise foram abordados pelo especialista Marcelo Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), que proferiu a palestra de abertura do 6º Congresso Moveleiro - Edição Nacional -, promovido pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira. Os sindicatos do setor no estado, como o Sindimadmov, apoiaram a realização do evento.

O presidente do sindicato, Edgar Behne, acompanhou a realização do congresso, que forneceu informações diferenciadas aos industriais e oportunidades, como as rodadas de negócios nacionais e internacionais.

"O congresso foi de grande proveito para todos os industriais e para os sindicatos do setor por debater temas relevantes para a nossa região. Cinco industriais associados ao Sindimadmov participaram do evento e ficaram muito satisfeitos com a estrutura, programação e palestras com temas inovadores. Além de nos trazer muita informação, fizemos novas alianças e parcerias, que vão beneficiar as indústrias", afirma Vanessa Busatto, secretária-executiva do Sindimadmov.

Prado comentou que é necessário que os industriais "peguem o manche" e conduzam suas empresas para fazer com que elas sobrevivam ou se destaquem em um cenário como este. "Em épocas de crise, a responsabilidade sai do mercado e vai para as empresas, para as decisões de cada uma. Isto é que vai determinar se a empresa estará no grupo daquelas que crescem em uma crise. Quando um mercado vai bem, todos crescem juntos. Mas não é este o momento. Todos são obrigados a desligar o piloto automático", comentou durante a palestra.

O especialista lembrou que, apesar de uma queda na quantidade de dinheiro circulando na economia, ainda há espaço para brigar por mercados. Em um momento como este, é preciso criar nos consumidores a identificação com os produtos. Por isto, os empresários devem apostar cada vez mais em segmentação.

De acordo com ele, o principal desafio é ser único e a base da construção da diferenciação é a soma da identificação e da necessidade dos consumidores. "Não adianta mais reproduzir modelos antigos de negócios. O mercado não é mais de massa, e sim um mercado formado por vários nichos. Na casa de uma pessoa não há apenas um estilo de móveis. É impossível atender todos os tipos de pessoas, de perfis e estilos com apenas um produto. Mais do que nunca, é preciso inovar. A barreira para isto não é financeira, e sim cultural", afirmou Prado.

Prado cita como alternativas a ida para novos mercados regionais, com grande potenciais e pouco explorados pela marca, e o investimento em novos segmentos ou nichos. "Para as pequenas empresas, não existe outro caminho a não ser a especialização, mas com identidade de marca para este nicho. As pequenas não devem se espelhar ou simplesmente imitar as grandes empresas para apenas vender mais do mesmo. Basear-se pode ser válido, desde que a empresa aprenda com os outros e coloque seus diferenciais para agregar valor. Um imitador será condenado a apenas vender preço, o que não garante lucro em tempos de crise", avaliou.

O diretor da IEMI também não aconselha a alteração de peças dos móveis por opções mais baratas. Isto pode até fazer o preço do produto diminuir, mas não vai representar um maior volume de vendas. "Não é a hora de rebaixar o preço ou criar concorrência para o seu produto campeão de vendas. Uma possibilidade é criar um novo produto que cause encantamento e que pode parecer mais barato do que o campeão de vendas ou outro tipo de produto desejado", orientou.

Sobre exportações, Prado ressalva que é preciso cuidado com as operações, mesmo com o câmbio favorável. "Somos ainda uma indústria que produz para o mercado interno. Para outros mercados mundiais, se torna necessário levar originalidade e diferenciação. O produto brasileiro não é mais considerado barato lá fora. Não somos mais alternativas do que países da Ásia ou da América Central. Vamos exportar, mas não mais do mesmo. Temos mais oportunidades do que isto", considerou.

Dados

* Panorama mundial em 2014

Produção de US$ 464 bilhões, com crescimento médio de 7% ao ano desde 2004

China é a principal produtora, seguida por Estados Unidos, Alemanha e Itália

Brasil é o quinto no ranking mundial de produção de móveis, com 3,4% do total

* Panorama brasileiro em 2014

Produção de 472 milhões de peças, o que representou uma queda de 0,9% ante 2013

Faturamento de R$ 37,4 bilhões, um crescimento nominal de 4,1% em relação a 2013

80% dos móveis fabricados no país são de madeira

As linhas mais produzidas foram dormitório, cozinha, estofados e sala de estar

Paraná é o terceiro estado com maior produção de móveis no país

* Estimativa para 2015

Recuo de 3% na produção total de móveis

Aumento de 2% em valores nominais

Fonte: IEMI

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