Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
O gasto com energia elétrica no Brasil deve receber mais atenção da indústria, pois o preço deste serviço no país é um dos mais caros do mundo: ocupa a 11ª posição entre as tarifas mais altas. O número já foi mais preocupante. Em 2012, por exemplo, esteve na quarta posição. A má notícia é que não deve demorar para voltar a ficar novamente entre as mais elevadas.
Diante deste contexto, é importante que a indústria esteja preparada para realizar ações para reduzir os gastos. “É realmente preocupante para o industrial que estes valores fiquem ainda mais caros, levando em conta que já é muito alto”, avalia Vanessa Busatto, secretária-executiva do Sindimadmov.
Em alguns setores, a energia elétrica pode representar até 40% da despesa total de produção. A indústria madeireira paga, em média, entre 15% e 18%, mas é possível diminuir esta porcentagem com algumas medidas que ajudem a otimizar o uso deste recurso.
Com o objetivo de auxiliar as indústrias neste desafio, um engenheiro especialista no assunto foi convidado para conduzir uma palestra em Francisco Beltrão com o tema "Eficiência energética e como reduzir os custos da fatura de energia elétrica". A palestra será realizada no dia 06 de novembro, no Auditório da Agência de Desenvolvimento, em Francisco Beltrão.
Os associados do Sindimadmov estão convidados para participar da palestra e entender melhor sobre o assunto. O consultor dará exemplos bastante práticos das atitudes que podem ser tomadas para melhorar este aspecto da indústria. Interessados no curso devem entrar em contato diretamente com o sindicato.